Mesa da Palavra – Quaresma

Publicado em 19/02/2012 | Categoria: Notícias |


Liturgia da Missa – Reflexões para a Mesa da Palavra

Quarta Feira de Cinzas – 22-02-2012


“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. (Mt 6, 1-6. 16-18)


Quaresma: Tempo do olhar para o coração



Todo dia aquela mulher acordava e se maravilhava com tudo o que via em casa e na natureza. Então, agradecia a Deus pelos filhos, marido e a beleza do mundo à volta. Mas houve um dia em que ela teve um sonho maluco. Seus olhos se viraram para dentro. Agora não mais enxergava as coisas de fora. Mas podia ver com muita clareza todo o seu interior. Não somente o funcionamento dos órgãos, tais como as batidas do coração, o abrir e fechar do pulmão e o passar do sangue pelas artérias. Ela era capaz de ver os sentimentos. Aqueles positivos e também tudo aquilo de negativo que havia lá dentro do seu coração. Foi então que sentiu a precisão de retirar de dentro dele coisas que a estavam sufocando, porque era como se tivessem uma poeira alérgica a lhe produzir grande mal. Ao acordar pela manhã estava cansada pela faxina feita e feliz por estar com o interior todo limpo.

Vivemos num mundo imagético. A todo instante somos convidados a, de alguma maneira, nos mostrar. A explosão das máquinas fotográficas digitais, inclusive nos celulares, é uma marca desse tempo de alta exposição. Os programas de confinamento do tipo Big Brother é outro bem triste exemplo disto. A ordem é manter os sentidos ligados e atentos para não perder nada que aconteça fora.

Vem então a Quaresma e nos convida a um retorno. Chama-nos a dar uma volta. No trânsito diríamos que é tempo de se fazer uma conversão. Aliás será de conversão a palavra que receberemos quando se impuser na nossa testa as cinzas. É hora de realizar o movimento contrário a este para o qual a sociedade tem nos impelido.

O período quaresmal é um tempo de interiorização dos sentidos. É necessário fechar as janelas do corpo para que se possa cuidar mais efetivamente do que há dentro. É preciso observar o interior. O que tem fora já está mais do que visto.

É a hora de olhar para dentro do coração e verificar se há nele lugares de sombras ou mesmo de escuridão. Iluminar tudo, para que cada pedacinho se torne visível. É a hora de se cerrar os olhos para ver melhor.

Então será possível fazer a faxina, que todos os ambientes fechados por grande tempo estão a pedir. Varrer e limpar, tirando lá de dentro tudo que seja empecilho ao crescimento. Sacar fora o que foi se acumulando e em nada auxilia na vida. Ao contrário, só prende ao passado.

Nesta faxina é a hora de rever conceitos. Desaprender de ensinamentos que vimos trazendo, muitos deles desde a infância e que não mais nos são significativos. Livrar-nos de sentimentos negativos como a raiva guardada, a inveja, o medo, a preguiça e o orgulho.

Nesses aprendizados que não mais nos auxiliam há que se estar atentos até mesmo à imagem de Deus que vimos carregando. Há muita gente que possui um Deus que, definitivamente, não é o Deus que Jesus nos trouxe.

Seu deus pode ser vingativo, raivoso, fiscal de comportamentos (principalmente aqueles ligados à esfera da sexualidade), vovô bonachão que dá tudo sem pedir nada em troca, um contador que anota créditos (coisas boas) e débitos (pecados), um deus frio e chato que mata as pessoas queridas… e muitos outros tipos de deuses dos quais precisamos nos libertar. O Deus de Jesus é só amor. Ele é misericórdia infinita. É inclusivo e tem um amor tremendo por todos os seus filhos.

É Pai principalmente para aqueles que mais sofrem. Costumo dizer que se a imagem que tenho de Deus é igual a do ano passado, é porque não cresci na fé. Deus se revela constantemente ampliando e embelezando o conceito que temos dele. A Quaresma é propícia para “limpar” a imagem de Deus no coração. É preciso torná-la sempre mais bonita e amorosa.

Nesses quarenta dias de tempo forte, o olhar que passou mais para o interior, deverá levar à sobriedade. É tempo de jejum, penitência e esmola. Jejum quem sabe diferente, seja criativo. Pode até ser de falar menos e ouvir mais.

Penitência de gastar mais tempo com o outro, de maior atenção e cuidado com aqueles que precisam de mim. Esmola que não seja imposta, aquela terrível que vem de cima para baixo e humilha, mas ofertada com o sorriso e carinho da compaixão e misericórdia.

A faxina interior da Quaresma este ano convida-nos também a um olhar para a nossa saúde. Meu corpo é dom de Deus, templo do Espírito Santo e devo cuidar muito bem dele. Que a partir de mim a saúde se propague sobre a Terra.

Sem deixar de cuidar do olhar interior, é preciso maior atenção para o mundo. A Campanha da Fraternidade chama-nos a trabalhar pela saúde. Cobrar dos governos o cuidado, principalmente com a saúde dos pequeninos e, nas nossas comunidades, valorizar mais aqueles que trabalham cuidando como os membros da Pastoral da Saúde.


Pistas para reflexão durante a semana:


– Que faxinas o meu coração necessita?

– Qual é a minha imagem de Deus? Ela é semelhante a do Deus de Jesus?

– O que pretendo fazer, concretamente pela saúde neste Período Quaresmal?


1ª Leitura – Jl 2, 12-18

2ª Leitura – 2Cor 5,20-6,2


Fernando Cyrino



Os comentários estão desativados.