Mesa da Palavra

Publicado em 08/06/2012 | Categoria: Destaques Editorial |


Liturgia da Missa – Reflexões para a Mesa da Palavra – 

10º Domingo do Tempo Comum – Ano B – 10-06-2012

 

Jesus voltou para casa com os seus discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si. Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: ‘Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno’. Jesus falou isso, porque diziam: ‘Ele está possuído por um espírito mau’. Nisso chegaram sua mãe e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: ‘Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura’. Ele respondeu: ‘Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?’ E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: ‘Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe’. Mc 3, 20-35

A família de Jesus é constituída por quem faz a vontade de Deus

 

O garoto, mãos dadas com a mãe na volta da Igreja, está calado. “Meu filho, você não diz nada. O que achou da nossa comunidade?” “Ah, mamãe, não entendi nada. Deus não é todo poderoso?” “Sim, Ele é sempre mais”. “Nós não fazemos parte da sua família e buscamos segui-lo?” “Sim, você está correto.” “Então, se Ele é assim, sempre maior e mais poderoso, se somos parte da sua família e o seguimos, por que escuto falar mais do demônio do que dele?” A mãe agora é que segue em silêncio para casa.

Nesses tempos pós-modernos assistimos a um recrudescimento em algumas igrejas, do exagero em se falar do diabo. Nelas parece haver mais atenção com os exorcismos do que com a graça de Deus. Nos tempos de Jesus isto era até compreensível, eis que muita coisa que não se conseguia explicar era posta na conta de satanás

Veremos esta preocupação com o demônio no Evangelho do próximo domingo. Nele nos depararemos com algumas das dificuldades que Jesus vivia com o seu povo e uma delas era essa de achar que Ele era uma pessoal do mal. Seus mestres, voltando de Jerusalém são explícitos em dizer que seu poder vem de Belzebu e que é em nome dele que realiza os milagres.

Fosse só isto, mas seus problemas iam mais além. Jesus de Nazaré sentia haver falta de apoio daqueles mais próximos. Das pessoas que amava e de quem devia esperar que o ajudassem a cumprir sua missão. Essa era incompreendida pela própria família. Seus parentes desejavam afastá-lo da fidelidade ao caminho do Pai.

Sentiam-se incomodados porque Ele fugia totalmente ao padrão familiar. Não assumira a profissão do pai, nem tinha namorada para se casar e gerar filhos. Seguir enfim a vida normal da sua gente, morando ali por perto, em volta dos parentes. Impacientam-se com a situação e resolvem buscá-lo. Deviam sentir vergonha e até o consideram louco. Era preciso agarrá-lo e até mesmo interditá-lo, diríamos hoje em dia.

A cena começa bem bonita. Jesus, acompanhado dos companheiros, volta a Nazaré e seus conterrâneos acorrem para vê-lo. Há tanta gente que ficam impossibilitados de comer. Todos a requererem uma benção, um olhar, um toque de carinho, uma palavra e possivelmente até alguns milagres.

Ao contrário do seu povo que o compreende, sua família não consegue entendê-lo. Como qualquer um de nós, eles também têm necessidade de conversão. É possível vermos aí as eternas dificuldades geracionais. Os filhos precisando construir suas vidas e tendo que lidar com as “amarras” da família. Esse jeito de proceder pode conter, bem escondida, certa inveja pelo que estão conquistando os mais novos e que as gerações mais antigas não conseguiram realizar.

A tensão familiar é a mesma que ocorre nas comunidades. Ela não pode querer jamais que as pessoas, principalmente as mais jovens, se acomodem e se amoldem automaticamente ao ambiente. A tensão existente entre as gerações precisa ser criativa, propiciadora de espaços de crescimento, que são de Deus. E não das divisões que diminuem, inibem, afastam e enfraquecem e que por isso são diabólicas.

Essa tensão criativa seja familiar ou comunitária é amorosa. Aumenta a atenção e o cuidado. É energia servidora a levar para os outros e não, como costuma acontecer, a energia diabólica do fechamento e da separação. Conversão é descobrir-se o quanto estamos voltados para nós mesmos e invertermos a direção.

Nessa passagem Jesus nos traz três explicações. A primeira bastante obvia. Ele não está com satanás, ao contrário, o que realiza o faz em nome de Deus. O diabo, ou divisor, não consegue gerar nada de bom. É invejoso e está sempre a separar, criando conflitos e puxando para baixo aqueles que começam a se sobressair fazendo o bem.

Precisa lhes dizer também que o pecado contra o Espírito Santo não tem perdão. Que mal seria este assim imperdoável? Pecado sem remissão é incoerente, em se tratando de Deus. Ele pode perdoar a tudo e a todos, eis que o perdão é inerente à essência divina. O pecado contra o Espírito é imperdoável não porque Ele se negue a absolvê-lo, mas devido à liberdade.

Usando-a mal nos arvoramos a achar que somos deuses. Imaginamos ter a capacidade de nos absolver do mal, nos salvando. Esquecidos de Deus acabamos por dispensá-lo. O pecado contra o seu Espírito é o de nos endeusarmos, recusando, de forma absoluta, a nos ver como criaturas, negando-lhe o louvor, a reverência e o serviço.

A terceira explicação de Jesus diz respeito aos laços familiares. Ele é assertivo e sua postura pode até parecer dura para com os seus, ao dizer que sua família é constituída por quem faz a vontade de Deus. Jesus quer nos dizer que não podemos e nem devemos tratar de forma absoluta os laços sanguíneos. Eles são importantes, mas é preciso que nos abramos para além deles, eis que todos possuam ou não algum parentesco conosco, são nossos irmãos.

Pistas para reflexão durante a semana:

 

 

– Até que ponto ficamos presos ao medo do diabo, ao invés de nos abrirmos à graça de Deus?

 

– Como lidamos com os jovens na nossa família e comunidade?

 

– Deixamos Deus ser Deus em nós?

Fernando Cyrino



Os comentários estão desativados.