Manhã de formação e Círculos de Estudo da Palavra – Catequistas da IVIC

Publicado em 01/05/2012 | Categoria: Notícias |

Catequistas da IVIC que participaram da manhã de formação

“Caminhando com Marcos na estrada de Jesus”

Foi o tema da manhã de formação dos catequistas da IVIC – Iniciação à Vida Cristã – (ICCA – Iniciação Cristã de Crianças e Adolescentes, Catecumenato e Crisma), que aconteceu no último sábado, 28. Este encontro acontece mensalmente para todas as comunidades da Paróquia São Francisco Xavier, incluindo o colégio Assunção.

Pe. Magela

Coordenação

Com a coordenação do Pe. Majela, os catequistas estão começando um novo jeito de formação. A proposta de estudo, não se limita somente a esta formação mensal, mas, também, será distribuído material para a criação de círculos de estudo em grupo e indicação de alguns livros para aprofundamento.

Reunião da Comissão Bíblico-catequética

Reunião da Comissão Bíblico-catequética da CNBB, onde foi definido o tema e o lema do mês da Bíblia de 2012.

Reunião da Comissão Bíblico-catequética da CNBB, realizada em Brasília, 15 – 19 novembro 2011, onde foram definidas as ações para o mês da Bíblia de 2012.

Marcos, livro escolhido para o estudo durante o Mês da Bíblia.

Todo ano a Igreja  Católica escolhe para o mês de setembro, o mês da Bíblia, um livro para estudo, este ano o escolhido foi o livro o Evangelho de Marcos. Com o tema “Discípulos missionários a partir do Evangelho de Marcos” e o lema é “Coragem! Levanta-te! Ele te chama” (Mc 10,49).

O Evangelho de Marcos será o material do 1º Círculo de Estudo em Grupo dos Catequistas da IVIC da Paróquia São Francisco Xavier.

Catequistas da Iniciação à Vida Cristã

O 1º Círculo de Estudo em Grupo terá como tema:

“Abrir os olhos para ver nosso jeito de seguir Jesus”

Primeiro Encontro:  O que preciso saber para ler Marcos?

Leitura do texto: Marcos 1, 14-22.

No início, o entusiasmo sempre é grande! Cada um de nós já teve momentos assim. Quem começa a participar de uma comunidade eclesial de base ou de um grupo bíblico sente um grande entusiasmo. O mesmo vale para quem entra numa das pastorais, faz o cursilho, participa de um encontro de casais com Cristo, ou começa a participar de um sindicato, de um clube, grupo jovem, grupo ecológico, movimento social, partido político ou organização não governamental; quem entra na vida religiosa, recebe o sacramento da crisma, da ordenação sacerdotal, do matrimônio, ou começa o noivado; faz formatura, recebe a carteira de motorista, consegue o primeiro emprego… Tantos momentos! É o entusiasmo do primeiro amor!

No Evangelho de Marcos, transparece este mesmo entusiasmo. Tudo começou com o chamado à beira do lago (Mc 1,16-20) e foi crescendo aos poucos, até eles receberem uma participação plena na missão de Jesus (Mc 6,7-13). Nos primeiros seis capítulos do Evangelho de Marcos, Jesus quase não para. Está sempre andando. Os discípulos vão com ele por todo canto: na praia, na estrada, na montanha, no deserto, no barco, nas sinagogas, nas casas, nos povoados, por toda a Galiléia. Muito entusiasmo!

Para ajudar na reflexão

1-Na sua vida, qual foi a causa do seu maior entusiasmo?

2-Como se manifestou o entusiasmo do primeiro amor na sua vida como cristão, e na vida da sua comunidade?

“Ver como os primeiros discípulos seguiam Jesus”

O texto que vamos ouvir descreve como começou o anúncio do evangelho e como ele foi se divulgando. Durante a leitura, vamos prestar atenção no seguinte:

“Qual foi mesmo a proposta de Jesus que entusiasmou tanto as pessoas que chegou a transformá-las em discípulos?”

Para ajudar na reflexão

1-Qual o ponto deste texto de que você mais gostou ou que mais chamou a sua atenção? Por quê?

2-Qual foi mesmo a proposta de Jesus que entusiasmou tanto as pessoas que chegou a transformá-las em discípulos?

3-O que tudo isso ensina para nós hoje?

Para o próximo encontro, que será no dia 26 de maio, das 8 às 10 horas, no Salão Paroquial, o grupo levará um resumo com a experiência do estudo em grupo e sugestões para as formações.

2 respostas para “Manhã de formação e Círculos de Estudo da Palavra – Catequistas da IVIC”

1. Queridos irmãos, esta é uma proposta de estudo que poderia ser abraçada por todas as pessoas.

Marcos quer nos ajudar a caminhar. A enfrentar as dificulades que pensamos só existir nos dias de hoje, mas que as primeiras comunidades já enfretavam.

Que tal levar a mesma proposta para outros grupos?

Não precisamos esperar setembro chegar… A nossa paróquia já se antecipou.

Muito Bom!

Marisa

2. […] Paróquia, o estudo do tema do mês da Bíblia já começou a ser trabalhado no mês de abril, na manhã de formação e Círculos de Estudo da Palavra – Catequistas da IVIC Postado em 21/05/12    |    Categoria: Notícias […]

Matriz:
Endereço: Rua General Rondon, s/nº - Praça Dom Orione - São Francisco - Niterói- RJ

Capela Bom Pastor:
Endereço: Morro do Preventório – Charitas – Niterói - RJ

Capela Imaculado Coração de Maria:
Endereço: Av. Rui Barbosa, 690 - São Francisco - Niterói - RJ

Capela Nossa Sra. da Conceição da Várzea:
Endereço: Praça Nossa Sra. da Conceição, s/nº - Jurujuba - Niterói-RJ

Capela São Luís Orione: