“Juventude é presente de Deus para a Igreja e a sociedade”

Publicado em 15/03/2012 | Categoria: Notícias |

A juventude não é só o futuro, mas o presente de Deus para a Igreja e a sociedade de hoje.

Inspirados e movidos por esta afirmação, os Bispos Referenciais da Juventude, dos 17 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se reuniram no começo desta semana para avaliar a caminhada, traçar metas e projetos para a Evangelização dos Jovens.

Para o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e referencial pela Juventude do Regional Leste 1, Dom Nelson Francelino, a Jornada Mundial da Juventude é um momento de grande aprendizado, onde jovens do mundo inteiro se encontram para pensar e iluminar uma linha de evangelização.

— Nós temos muito para acrescentar e aproveitar deste momento histórico e fecundo para a Igreja no Brasil, que é a JMJ, afirmou

À luz do 21º Plano Pastoral do Secretariado Geral 2012-2015, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, conduziu junto com seus assessores: Padre Carlos Sávio da Costa e Padre Antônio Ramos do Prado, momentos de reflexão e partilha entre os bispos presentes. O Bispo Referencial da Juventude no Regional Nordeste 3 da CNBB, Dom José Valmor César, destacou alguns pontos da reunião:

— Tratarmos de assuntos que falam da evangelização dos jovens, grande desafio da Igreja de hoje e do futuro. Os jovens estão em nosso coração, e cada um de nós aqui, queremos que eles estejam no coração de toda a Igreja no Brasil, destacou.

A Jornada Mundial da Juventude e, também, a Semana Missionária e o projeto Bote Fé, que acontecem por todo o país, foram assuntos abordados no segundo dia de reunião.

Para o Bispo referencial do Regional Oeste 2 da CNBB (Mato Grosso), Dom Antônio Emídio Vilar, momentos como este são importantes para “organizar o Setor Juventude em seus vários segmentos, em preparação também para a JMJ, já com a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora acontecendo por todo o país, além de ter um olhar para a juventude que é o rosto sempre renovado da Igreja e que vai ao encontro do mundo que se adapta, que sempre tem uma nova linguagem”.

* Fonte e foto: CNBB