Juventude como sujeito de mudança

Publicado em 07/11/2011 | Categoria: Notícias |


Doutor Luciano Costa mostra o protagonismo dos jovens que mudaram a cara do Brasil

“Jovens universitários cristãos, protagonista de mudanças”

Esse foi o título da palestra da tarde de sábado, 5, do professor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), doutor Luciano Costa. Ele apresentou aos participantes do 2º Encontro Mineiro-Capixaba de Universitários Católicos, que acontece na cidade de Pará de Minas (MG), no campus da FAPAM, como os jovens do passado protagonizaram mudanças significativas da cultura brasileira.

“O que é o espírito jovem?”, questionou o professor. Utilizando-se de frases retiradas de clássicos da literatura brasileira e da Música Popular Brasileira (MPB), Luciano Costa mostrou o protagonismo dos jovens em várias épocas da história brasileira. “Devemos ser abertos ao novo, viver o tempo como permanentemente amanhã”, disse.

O professor também destacou a juventude como sujeito de mudanças no Brasil contemporâneo. Luciano fez um balanço histórico, como na Semana de Arte Moderna; Bossa Nova; Cinema Novo; os Centros Populares de Cultura da União Nacional de Estudantes e o Teatro Opinião, de Augusto Boal; Tropicalismo; Partidos Políticos e os movimentos: Diretas Já e Os Caras Pintadas.

Concílio Vaticano II


O doutor também destacou que a Igreja neste tempo provocava uma ruptura nos seus paradigmas com o Concílio Vaticano II, que segundo o professor, a juventude católica assumiu [CV II] como delas e foi um importante documento de transformação e mudança do pensamento vigente na época.

Fonte CNBB



Os comentários estão desativados.