Jovens são convidados a apresentar sua vocação dentro do Setor Universidades

Publicado em 31/01/2012 | Categoria: Notícias |

“Pastoral Universitária, eu acredito! Pastoral universitária, eu participo!”.

O slogan criado pelos jovens da Pastoral Universitária de Salvador embalou o encontro de colaboradores do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizado entre os dias 26 e 29 de janeiro, na casa de retiros Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP). O encontro, coordenado pela assessora do Setor Universidades, irmã Maria Eugenia Lloris Aguado, foi marcado pela presença de jovens comprometidos com a ação evangelizadora no meio universitário em diferentes estados.

“Não precisamos nos reunir para pensar o que a Juventude anseia como se fosse algo externo à nossa realidade. O que precisamos fazer é refletir e partilhar o que nós queremos. Nós somos a Juventude!”, instigou Leonardo Cortes Cavalcante ao fala durante um dos momentos de formação do encontro. O jovem paulista, que é um dos colaboradores do Setor Universidades, chamou a atenção dos colegas para o fato de que eles, os jovens, são os protagonistas da história e podem colaborar com o Setor Universidades olhando para si mesmos e reconhecendo seus próprios anseios e potencialidades.

“Se o Setor Universidades é uma rede, precisamos identificar que nó cada um é nessa rede”, reforçou irmã Eugenia relembrando a proposta do encontro. “Não precisamos ter medo de não ter tudo pronto. O caminho é importante. O Setor Universidades está caminhando. Mas o ser humano é um pesquisador que acredita muito na experiência. Por isso a necessidade de experiência particular com Deus”, destacou a irmã.

O encontro não foi só feito para os jovens, mas, sobretudo, foi um encontro feito pelos próprios jovens que ali estavam. Durante os dias de reunião todos puderam manifestar suas próprias ideias e propostas.

Entre os presentes no encontro estavam Eliana Dos Santos (Movimento Emaús – Brasília, DF), Joyce Konig (Pastoral Universitária de Salvador, BA), Fabrizio Zandonadi Catenassi (Ministério Universidades Renovadas – Londrina, PR), Francisco Vladimir (Setor Mobilidade Humana – Fortaleza, CE), Rafaela Carvello (Paróquia Universitária – Goiânia, GO), Eunice Ferreira (Paróquia Universitária – Goiânia, GO), Patricia Baruel (Movimento Focolares – Curitiba, PR), Lucas Gon (Movimento Focolares – Foz do Iguaçu, PR), Maria Glaucia Conceição Bastos (Pastoral Universitária – Salvador, BA), José Cláudio de Almeida (João Pessoa, PE), irmã Alba Mery Galvez (Pastoral Universitária PUC-Minas), padre Carlos Andre Leandro (Pastoral Universitária de Salvador, BA), professor Marcos Mucheroni (Movimento Focolares – Vargem Grande Paulista, SP), Dayane Fonte (Paróquia Universitária – Goiânia, GO).

Fonte CNBB