JMJ Rio2013: “uma preparação que é feita a várias mãos”

Publicado em 25/10/2012 | Categoria: Notícias |

O Papa, como chefe de Estado, precisa de uma organização prévia de todas as suas viagens, a fim de preparar a agenda dos atos protocolares, centrais e especiais. A comitiva responsável pelas viagens internacionais do Santo Padre, o Papa Bento XVI, liderada por Alberto Gasbarri, encontra-se no Brasil para desenvolver passos que compõem esta organização para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013).

A comitiva também é formada por Stefannia Izzo e Paolo Corvini, que se juntaram ao grupo nesta quinta-feira, dia 25 de outubro. Durante o dia, eles visitaram espaços, onde pode ser possível a presença do Papa, no Rio de Janeiro, durante a Jornada, que acontecerá de 23 a 28 de julho do próximo ano.

— A Jornada é uma preparação que é feita a várias mãos. Há uma preparação, que é feita pela Igreja do Rio de Janeiro, a Arquidiocese do Rio. Há uma preparação que é feita pelos governos, federal, estadual e municipal, e também pelos grupos da Santa Sé. O grupo que hoje visita o Rio de Janeiro é o grupo que cuida diretamente das viagens do Santo Padre. Foram apresentadas várias propostas e eles estão avaliando todas elas. Não só em termos de tempo (quanto dura cada uma), mas também em termos de espaço. O que é cada uma das propostas apresentadas, o que isso significa. Ao final da visita, que se encerra no próximo sábado, é emitido então um primeiro laudo, em que eles dão uma impressão do que foi a visita, do que é possível realizar e do que é impossível realizar. Depois vem um documento de Roma, com a programação definitiva, que é ligada à visita do Santo Padre, explicou o Coordenador Geral da JMJ Rio 2013, Monsenhor Joel Portella Amado.

Com relação ao local para o encerramento do evento, que envolve vigília e missa, Guaratiba é uma possibilidade apresentada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. Mas, ainda não há confirmação oficial. Estão sendo estudadas outras possibilidades. A comitiva também visitou, na última quarta-feira, dia 24, o Centro de Operações da Prefeitura, e demonstrou satisfação em conhecer a capacidade técnica e operacional, que, acreditam, favorece a mobilidade na Cidade Maravilhosa.

— Essa Comissão levará todas as propostas ao Santo Padre, para que ele defina como será sua presença aqui. É um belo momento e eu creio que a JMJ Rio2013 está dando passos importantíssimos, com todas essas definições, ao mesmo tempo em que sabemos e contamos com a boa vontade das autoridades, que são as pessoas que nos recebem muito bem e com grande preocupação de fazer o melhor possível para o Brasil e para o Rio de Janeiro, afirmou o Arcebispo Metropolitano e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013, Dom Orani João Tempesta.

— O encontro está sendo muito bom, e me parece que o responsável pelas viagens internacionais do Papa, Alberto Gasbarri, está satisfeito com os diversos lugares que temos visitado. Mas é claro que têm muitas outras coisas que ainda precisam ser definidas e, por enquanto, esse é o objetivo do trabalho, destacou o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello.

1. O Papa como chefe de Estado

Além de líder da Igreja Católica, o Papa é chefe do Estado do Vaticano. Um chefe de Estado é o mais alto representante público de um Estado-nação. Ele personifica a continuidade e legitimidade do Estado e o exercício de poderes, funções e deveres atribuídos ao chefe de Estado pela Constituição do país.

2. O que é a guarda-suiça?

Guarda Suíça Pontifícia é o nome dado ao corpo de guarda responsável, desde 1506, pela segurança do Papa. Hoje, constitui também as forças armadas da Cidade do Vaticano. Os soldados da Guarda Suíça servem como guarda-costas, estando equipados com armamento variado e modernos equipamentos de comunicação.

3. Quem organiza as viagens do Papa?

O Estado do Vaticano tem um departamento exclusivo que se dedica às viagens internacionais do Santo Padre, o Papa. Sua atuação consiste em contactar o país que acolherá o Sumo Pontífice, organizando a sua agenda para os dias de permanência naquela Nação. São definidos momentos especiais, onde o Papa encontra diversos segmentos da sociedade, seguindo os protocolos governamentais. Desde o Pontificado do Papa beato João Paulo II, este departamento é conduzido pelo Dr. Alberto Gasbarri.

4. Em que consiste esta preparação?

O Papa vai a um país porque é convidado pela Igreja local e pelas autoridades mais altas do Estado. Tratando-se de um chefe de Estado, são impostas exigências de segurança pelas autoridades civis do País visitado, em diálogo com o departamento que cuida das viagens internacionais do Santo Padre. As autoridades eclesiásticas do local que vai acolher o Papa cuidam da organização geral do evento, em sintonia com as instâncias de governo. Dentro desta preparação, são colocadas todas as restrições e protocolos que serão observadas ao longo da permanência do Santo Padre na Nação que acolhe.

* Colaboração: Stephania Figueiredo, Comunicação JMJ Rio2013 e Jornal Testemunho de Fé

* Fotos: Gustavo de Oliveira

Fonte: Arquidiocese do RJ

Matriz:
Endereço: Rua General Rondon, s/nº - Praça Dom Orione - São Francisco - Niterói- RJ

Capela Bom Pastor:
Endereço: Morro do Preventório – Charitas – Niterói - RJ

Capela Imaculado Coração de Maria:
Endereço: Av. Rui Barbosa, 690 - São Francisco - Niterói - RJ

Capela Nossa Sra. da Conceição da Várzea:
Endereço: Praça Nossa Sra. da Conceição, s/nº - Jurujuba - Niterói-RJ

Capela São Luís Orione: