JMJ 2013 – Chega ao Rio o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL),

Publicado em 27/02/2012 | Categoria: Notícias |


 

Visita do Pontifício Conselho para os Leigos: JMJ, uma grande aventura da Fé

 

Cardeal Rylko em sua chegada ao Rio fala da expectativa em relação à JMJ Rio2013. Confira as atividades programadas para a visita do Pontifício Conselho para os Leigos à cidade.

O presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), Cardeal Stanislaw Rylko, chegou ao Rio vindo de Roma na manhã de hoje, 27 de fevereiro, acompanhado pelos membros da comissão que estará em visita à cidade até sexta-feira, dia 2 de março. O PCL é o órgão responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Vaticano.

O Cardeal e os demais membros da comissão, padre Eric Jacquinet, responsável pela Seção Jovem, Marcello Bedescci, presidente da Fundação João Paulo II para a Juventude e os padres João Chagas e Anísio José, scj, foram recebidos no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão- Tom Jobim), pelo presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013 e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, pelos bispos auxiliares Dom Paulo Cezar Costa e Dom Antonio Augusto Dias Duarte e por alguns dos responsáveis pelos setores do COL. Do aeroporto o grupo seguiu para o Centro de Estudos do Sumaré, onde a comissão ficará hospedada.

Na chegada ao Sumaré o Cardeal Rylko falou que o Papa Bento XVI acompanha de perto os preparativos da JMJ e espera o engajamento de todos os jovens “nesta grande aventura da fé” que é a JMJ.

 

A visita

 

Os representantes do PCL, que é o Comitê Organizador Central da JMJ, participarão nestes dias de reuniões com os representantes do COL e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Entre as atividades previstas estão um encontro com o governador do Rio, Sérgio Cabral e com o prefeito da cidade, Eduardo Paes nesta terça-feira, 28. No mesmo dia acontecerá uma visita ao Centro de Operações da prefeitura do Rio e um encontro com os responsáveis por movimentos e novas comunidades.

No dia 29 a comissão do PCL visitará alguns locais cotados para receber as cerimônias com a presença do Papa Bento XVI durante a JMJ Rio2013, que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013.

Na data em a cidade maravilhosa comemorará seus 447 anos de fundação, 1º de março, Cardeal Rylko presidirá pela manhã uma missa no Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor do Corcovado. À noite haverá o Encontro da Juventude, na Igreja de Sant’Ana, no Centro.

Encerrando a visita, no dia 2 de março, haverá uma entrevista coletiva na sede da Arquidiocese do Rio, com Dom Orani e o Cardeal Rylko, às 11 horas.

 

 

O que é o PCL

 

O Pontifício Conselho para os Leigos é um órgão da Cúria Romana, cuja função peculiar é ajudar o Papa no governo da Igreja. A Cúria se articula em diversos dicastérios que são como seções que se ocupam dos diversos aspectos da vida da Igreja em si mesma e de suas relações com as realidades do mundo.

O PCL, em particular, é o dicastério que assiste o Supremo Pontífice em todas as questões relativas à contribuição que os fiéis Leigos dão à vida e à missão da Igreja, como pessoas individuais ou através das diversas formas de agregação que nasceram e continuamente nascem na Igreja.

A origem do Pontifício Conselho para os Leigos se remonta a uma proposta formulada no decreto do Concílio Vaticano II sobre o apostolado dos Leigos (cf. Apostolicam Actuositatem, N. 26). Seu nascimento oficial vem sancionado pelo Papa Paulo VI em 6 de janeiro de 1967 com o motu próprio Catholicam Christi Ecclesiam.

O Pontifício Conselho para os Leigos é guiado por um Presidente e assistido por um Secretário. O atual Presidente é o Cardeal Stanislaw Rylko (da Polônia). O Secretário é o bispo alemão Dom Josef Clemen. Ambos contam com o apoio de um Subsecretário, que atualmente é o uruguaio Guzmán Carriquiry.

O Conselho tem um comitê de presidência composto por cardeais e bispos que se reúne periodicamente para discutir as questões de maior importância. Os membros do Conselho são 32 bispos, sacerdotes e sobretudo leigos, homens e mulheres de todas as partes do mundo, que se encontram uma vez ao ano em uma assembleia plenária para confrontar os temas mais urgentes para a vida e missão dos Leigos.

O Conselho se vale também da colaboração de 30 consultores, que convocados para sessões de trabalho ou aos quais se pede individualmente um parecer sobre questões específicas.

Fonte: site da JMJ



Os comentários estão desativados.