Itinerário da peregrinação da Cruz e do Ícone da JMJ

Publicado em 09/02/2012 | Categoria: Notícias |

O itinerário e a programação da peregrinação da Cruz e do Ícone da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estão quase prontos.

Até o dia 31 de março todas as dioceses do Regional Nordeste IV da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) receberão os dois símbolos máximos da JMJ. O tema escolhido para a peregrinação foi “Ide e fazei discípulos todos os povos”.

A programação ficou definida como, dia 11 de março, domingo, a diocese de Parnaíba receberá a Cruz e o ícone da Diocese de Tianguá – CE. Além da passagem dos Símbolos pelas cidades acontecerão também a V Romaria da Juventude. Os símbolos ficam na cidade até o dia 16. Em seguida segue para Campo Maior, onde acontecerá a abertura oficial da Jornada da Juventude. Os símbolos serão recebidos com grande concentração.

No dia 16 de março, pela manhã, é a vez da Arquidiocese de Teresina. Os símbolos da JMJ peregrinarão pelo bairro Dirceu, onde haverá celebração eucarística de acolhimento presidida pelo Administrador Arquidiocesano, padre Tony Batista. Às 15h, do mesmo dia, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora irão para o Centro Educacional Masculino – CEM. Às 16h, os símbolos serão conduzidos até o Atlantic City, para um Encontro com os Universitários. Depois às 19h acontecerá uma caminhada com a juventude com concentração na Av. Frei Serafim, em frente ao edifício Paulo.

No dia 18 de março, a cidade de Valença receberá a Cruz, onde segue para a cidade de Picos. A cidade de Ipiranga recebe os Símbolos permanecendo durante três dias. Picos entrega para a Diocese de Oeiras, por conseguinte para a diocese de São Raimundo Nonato, em seguida para a Diocese de Bom Jesus, encerrando a passagem pelo Piauí na diocese de Floriano, que repassa os símbolos da JMJ para a diocese de Caxias no Maranhão.

Desde 1985 a Cruz e o Ícone percorrem o mundo com o lançamento da Jornada Mundial da Juventude pelo Papa João Paulo II. Os símbolos foram entregues à juventude para serem levados ao mundo inteiro como sinal da presença de Jesus e de Maria junto aos jovens. Desde então, já peregrinaram por todos os continentes.

No Brasil, a Cruz da JMJ e o Ícone de Maria chegaram no dia 18 de setembro e foram recebidos em São Paulo com uma grande festa, o Bote Fé. A ideia é que os dois símbolos passem por todos os 17 regionais da CNBB quando acontece a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em 2013.

Fonte: CNBB