Intolerância Religiosa

Publicado em 01/02/2012 | Categoria: Notícias |

Governo do Estado cria grupo de trabalho para Intolerância Religiosa

Promoção de políticas públicas e combate à discriminação serão principais objetivos deste Grupo de Trabalho que toma posse dia 02 de fevereiro

Na próxima quinta-feira, 2 de fevereiro, às 15h, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos (SuperDir) vai instalar o Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Intolerância e Discriminação Religiosa para a Promoção dos Direitos Humanos e dar posse aos seus 32 membros. Simbolizando a paz, milhares de bolas brancas e azuis subirão ao céu. A cerimônia de posse será no Auditório Adauto Belarmino, localizado à Praça Cristiano Otoni, s/nº – 7º andar – Prédio da Central do Brasil.

O GT terá membros de 16 representações de segmentos religiosos, grupo e/ou sociedades tradicionais, e engajadas com a promoção da política de diversidade religiosa. São elas, Candomblé, Umbanda, Neopentecostal, Católico, Islâmico, Cigano, Indígenas, Bah’hai, Maçom, Kardecista, Hare Krishna, Católico Ortodoxo, Judaísmo, Messiânico, Budista e Protestante, além de representantes do poder público, OAB, os Conselhos Regionais de Psicologia e Serviço Social, organizações de Direitos Humanos e outros membros convidados.

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, destaca a necessidade de monitoramento de casos de intolerância. “É inconcebível que em pleno século 21 ainda tenhamos que conviver com qualquer tipo de discriminação, inclusive a religiosa. A criação deste grupo é extremamente importante para que o poder público possa acompanhar esses casos de perto, bem como promover ações de esclarecimento à população para abolirmos de vez a intolerância religiosa no Estado do Rio de Janeiro, que é um estado formado por várias culturas diferentes, que precisam conviver de maneira respeitosa”, afirmou o secretário.

Para o superintendente e coordenador do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Intolerância e Discriminação Religiosa para a Promoção dos Direitos Humanos, Cláudio Nascimento, este é um momento marcante para o Estado, “há anos trabalhamos no combate intolerância religiosa e a criação de um grupo de trabalho que discutisse este tema – composto por poder público e sociedade civil, sempre foi uma reinvindicação do movimento interreligioso. Agora, legitimados, faremos muito mais pelo direito dos cidadãos fluminenses de seguirem sua fé, na tradição religiosa que quiserem sem sofrer discriminação por isso e promovendo os direitos humanos”, ressalta Cláudio.

Para o evento, são esperadas 400 pessoas que contará com a presença do secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, do superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento, da chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha e do Defensor Público Geral do Estado, Nilson Bruno Filho, entre outros.

Compromisso: Estado Laico e garantia de liberdade religiosa e Direitos Humanos

Elaborar e acompanhar a implementação do Plano Estadual de Enfrentamento da Intolerância e Discriminação Religiosa para a Promoção dos Direitos Humanos;

Desenvolver ação integrada e articulada com o conjunto de secretarias e demais órgãos públicos, visando a implementação de políticas públicas comprometidas com a superação das intolerâncias e demais discriminações religiosas;

Encaminhar denúncias que envolvam fatos e episódios discriminatórios contra os diversos e segmentos e tradições religiosas, encaminhando-as aos órgãos competentes para as providências cabíveis, além de acompanhar e monitorar os procedimentos pertinentes;

A data é muito significativa para as religiões de matriz africana, que são as que mais sofrem violações de direitos no âmbito da intolerância religiosa, dia 02 de fevereiro é comemorado o dia de Iemanjá no candomblé e na umbanda. Para o discurso de paz, Mãe Beata de Iemanjá foi escolhida para representar todas as religiões.

Márcia Vilella | Marietta Trotta | Diego Cotta

Assessoria de Comunicação – SuperDir/SEASDH