Iniciação à Vida Cristã de Crianças e Adolescentes Missa de Entrega

Publicado em 21/03/2012 | Categoria: Notícias |

Como parte da caminhada na Iniciação à Vida Cristã, crianças e adolescentes participaram, no último domingo, 18,  da Missa de Entrega, na Igreja Matriz de São Francisco Xavier.

Pe. Geraldo Majela

A celebração começou no lado de fora da Igreja, quando as crianças e adolescentes foram acolhidos pelo sacerdote , Pe. Geraldo Majela, onde foram feitas três perguntas:

Aos não batizados:

O que vocês o querem ser?

Criança: Quero ser cristão.

Por que vocês querem ser cristãos?

Crianças: porque creio em Jesus Cristo

Que dará a fé em Cristo ?

Crianças: Quero ser da família dos cristãos.

Aos Batizados:

o que vocês querem?

Crianças: queremos a eucaristia.

Por que vocês querem a eucaristia ?

Crianças:Porque queremos ficar mais próximos de Jesus.

Que dará a Eucaristia?

Crianças: o coração puro para sermos discípulos de Jesus.

Momento da adesão

Pe. Geraldo Majela pede a adesão das crianças e adolescentes:

– A vida eterna consiste em conhecermos o verdadeiro Deus e Jesus Cristo, que foi enviado por ele. Após ressuscitar dos mortos, Jesus foi constituído, por Deus, Senhor da vida e de todas as coisas, visíveis e invisíveis. Se vocês querem ser discípulos deles e membros da Igreja, é preciso que sejam instruídos em toda a verdade revelada por ele, aprendam a ter os mesmos sentimentos do Evangelho e amem o Senhor Deus e o próximo como Cristo nos mandou fazer, dando-nos o exemplo.

Cada um de vocês está de acordo com tudo isso?

Emocionados, todos responderam que sim.

Família e comunidade comprometidas

Comprometimento de todos

Como toda família está envolvida neste processo, o sacerdote , pergunta aos pais, familiares e amigos, se estão dispostos a ajuda-las a encontrar e seguir o Cristo ? O que todos responderam afirmativamente.

Pe. Majela agradece a Deus

– de mãos unidas, diz: Pai de bondade, nós vos agradecemos por estes vossos filhos e filhas, que de muitos modos inspirastes e atraístes. Ele vos procuraram e responderam na presença desta santa assembleia ao chamado que hoje lhes dirigistes. Por isso, Senhor Deus, nós vos louvamos e bendizemos.

Assinalação da Fronte e dos Sentidos

Em seguida o celebrante inicia a parte de assinalação da Fronte e dos Sentidos:

– Queridos catequizandos, entrando em comunhão com nossa comunidade, vocês experimentarão nossa vida e nossa esperança em Cristo. Agora vou, com seus catequistas, assinalá-los com a cruz de Cristo. E a comunidade inteira cercará vocês de afeição e se empenhará em ajudá-los.

Neste momento cada família assinalou seu filho seguindo as palavras proferidas pelo sacerdote:

Ao assinalar a fronte:

Recebam na fronte o sinal-da-cruz; o próprio Cristo lhes proteja com o sinal de seu amor. Aprendam a conhecê-lo e segui-lo.

Ao assinalar ao ouvidos:

Recebam nos ouvidos o sinal-da-cruz, para que vocês ouçam a voz do Senhor.

Ao assinalar os olhos :

Recebam nos olhos o sinal-da-cruz, para que vocês respondam à Palavra de Deus.

Ao assinalar no peito:

Recebam no peito o sinal-da-cruz, para que Cristo habite pela fé em seus corações

Ao assinalar os ombros:

Recebam nos ombros o sinal-da-cruz, para que vocês carreguem o jugo suave de Cristo

Em seguida o presidente da celebração fez o sinal-da-cruz sobre todos ao mesmo tempo, para que tenham a vida eterna.

Neste momento, os pais ou responsáveis colocaram os crucifixos como recordação da assinalação.

No final da celebração, todas as crianças e adolescentes receberam a Bíblia pelo catequista.

Veja aqui mais fotos da celebração