Iniciação à Vida Cristã

Publicado em 28/09/2010 | Categoria: Arquivo |

O presente livro trata sobre o tema Iniciação, tão enfatizado no capítulo VI do Documento de Aparecida, e recomendado no nº 63 das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil, 2008-2010. Este tema não é novo na Igreja. Vem desde as origens do cristianismo. Por ser uma iniciativa da Igreja e para toda a Igreja o catecumenato não se restringe ao âmbito de algum grupo, movimento ou pastoral.

Com o texto sobre Iniciação à Vida Cristã, a Assembléia Geral da CNBB quer traçar as orientações fundamentais para a operacionalização da mesma, como pede a Introdução ao RICA(Ritual de Iniciação Cristã de Adultos). E o Documento de Aparecida insiste: “Propomos que o processo catequético de formação adotado pela Igreja para a iniciação cristã seja assumido em todo o Continente como a maneira ordinária e indispensável de introdução na vida cristã e como a catequese básica e fundamental. Depois, virá a catequese permanente que continua o processo de amadurecimento da fé, na qual se deve incorporar um discernimento vocacional e a iluminação para projetos pessoais de vida”.

Trata-se, pois, de retomar a grande prática da iniciação cristã como processo profundo de mergulho na vida crista, processo que implica muitos agentes de pastoral; dentro desse processo a catequese não realiza apenas mudanças metodológicas, mas reveste-se de um verdadeiro novo paradigma (cf. Aparecida 294).

Os participantes do processo de Iniciação à Vida Cristã devem ser vistos como interlocutores e não simples destinatários. Eles têm direito a catequistas competentes e testemunhas do Reino, bem como a todo apoio da comunidade eclesial que com eles trabalhem num processo participativo. Para compreender e colocar em prática a Iniciação à Vida Cristã, com inspiração catecumenal, é de fundamental importância o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA).

Recomendamos, portanto que todos os agentes de pastoral de nossa paróquia entrem em contato com o RICA, especialmente aqueles que são os agentes responsáveis pela Iniciação.

Pe. Josumar dos Santos