Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida visita a Paróquia

Publicado em 29/05/2023 | Categoria: Notícias Slideshow Home |

A comunidade que recebe a visita da Padroeira do Brasil vive um tempo especial da graça de Deus, tendo oportunidade de aproximar-se de Jesus e entrar na dinâmica da Salvação.

No último dia 28 de maio, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida visitou nossa Paróquia de São Francisco Xavier, em Niterói, dando seguimento à peregrinação por todas as Paróquias do Rio de Janeiro, que contam com Pastoral da Juventude, celebrando o Jubileu da existência da pastoral.

A Romaria Jubilar de 50 anos da Pastoral da Juventude, acontecerá no dia 09 de setembro na cidade Aparecida – SP, tendo com tema: “Negra Mariama nos chama à Romaria: 50 anos de profecia e missão construindo a civilização do amor” e a iluminação bíblica “Alegrai-vos sempre no Senhor! Novamente direi: alegrai-vos!” (Fl 4,4).

Um pouco da História de Nossa Senhora Aparecida

Em 1717, Dom Pedro de Almeida Portugal e Vasconcelos, Governador das Capitanias de São Paulo e de Minas Gerais, estava de passagem em Guaratinguetá, para tomar posse do governo, o que levou a Câmara Municipal a convocar os mais experientes pescadores para lançar redes nas águas do Rio Paraíba do Sul, que serviriam na recepção da presença ilustre.

Inicialmente os pescadores nada encontraram apesar de seus esforços ao lançarem as redes, mas posteriormente apareceu em uma das redes o corpo da pequena imagem de Nossa Senhora, e depois, sua cabeça. Em seguida, recolheram milhares de peixes que as redes se encheram tanto, que quase afundaram os barcos, levando os ribeirinho a atribuir o milagre acontecido à presença da Imagem de Nossa Senhora da Conceição, ficando assim conhecida como Aparecida.

O pescador Felipe Pedroso levou para casa a imagem, diante da qual toda a família começou a rezar, dando início a uma sequência de milagres que continuam até hoje. O primeiro deles atribuído à imagem aconteceu quando duas velas se apagaram e acenderam sozinhas enquanto a família e vizinhos reunidos rezavam o terço. A luz daquelas velas, que se reacenderam miraculosamente naquela noite, iluminou seus corações e despertou neles grande amor e devoção para com Nossa Senhora Aparecida.

A imagem peregrinou durante um bom tempo pelas casas dos pescadores até se fixar em Itaguaçu, lugar onde foi encontrada. Ficou mantida na residência do pescador Atanásio Pedroso, que lhe construiu um oratório e um altar de madeira. Todos os sábados, grupos de famílias iam rezar o terço naquele altar. Com o apoio do Pároco de Santo Antônio, de Guaratinguetá, foi construída uma capelinha à beira da estrada, por onde passavam caravanas de viajantes, o que favoreceu o rápido crescimento do número de devotos.

As romarias que se iniciaram no oratório do Porto de Itaguaçu e continuaram a partir de 1745, na igreja do Morro dos Coqueiros, que a voz do povo batizou de santuário. Os que iam à capela buscavam curas físicas, mas o principal motivo era a devoção, exteriorizada com gestos e atitudes, tais como rezar sua Novena, limpar a igreja, percorrer de joelhos a rua que dá acesso à mesma, dar esmolas à Capela, ajudar os pobres.

São João Paulo II chamou Aparecida de “Capital Nacional da Fé” e, de fato, temos fé e confiança de que Nossa Senhora Aparecida continuará protegendo a todos os brasileiros. Não importam quais sejam, quais forem os problemas pessoais ou de outro gênero que tenhamos que enfrentar, pois Maria estará pronta a ouvir seus filhos.

ORAÇÃO

Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima, cheia de poder e de bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos por vós, em todas as necessidades em que nos acharmos.

Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida, que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado a vossa singular proteção, fosse por vós abandonado. Animados com esta confiança, a vós recorremos, tomamos-vos para sempre por nossa Mãe, nossa protetora, consolação e guia, esperança e luz na hora da morte.

Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus. Preservai-nos de todos os perigos, da alma e do corpo, dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais, livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, possamos um dia ver-vos e amar-vos, na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém!