Igrejas orientais rezam juntas pela paz na Síria

Publicado em 15/06/2015 | Categoria: Notícias |

Uma oração pela paz na Síria, pela libertação dos dois bispos de Aleppo sequestrados em abril de 2013 (mar Gregorios Yohanna Ibrahim, siro-ortodoxo, e Boulos Yazigi, greco-ortodoxo) e para pedir ao Senhor que “as Igrejas de Antioquia vivam juntas um testemunho comum de Cristo nesta região”: com esta finalidade, os patriarcas de Antioquia, a convite do patriarca Ignatius Aphrem II, participaram no último sábado de um encontro ecumênico realizado no encerramento do sínodo da Igreja Ortodoxa Síria em Maarrat Saidnaya, a 30 quilômetros de Damasco. Aceitaram o convite outros três patriarcas com o título de Antioquia: o greco-ortodoxo Yohanna X, o greco-católico Gregório III e o siro-católico Ignatius Youssef III.

Todos foram recebidos na catedral siro-ortodoxa dedicada aos Santos Pedro e Paulo e, após a oração ecumênica, participaram de uma reunião para discutir as situações de emergência vividas pelas comunidades cristãs do Oriente Médio.

No sábado à noite, junto com bispos e representantes de outras Igrejas, eles participaram de uma rememoração conjunta do “genocídio assírio”, cem anos após os massacres sistemáticos cometidos na Anatólia contra os cristãos sírios, assírios e caldeus por instigação do governo dos Jovens Turcos. O evento ecumênico aconteceu juntamente com a inauguração de um monumento próximo ao mosteiro siro-ortodoxo de Santo Efrém, também em Maarrat Saidnaya.

Fonte: Zenit