Igreja de São Francisco Xavier atrai e encanta as noivas niteroienses

Publicado em 07/01/2013 | Categoria: Notícias |

Capela, uma das mais antigas de Niterói, realiza 15 casamentos por mês e está entre as preferidas para quem está a caminho do altar. Vista única e iluminação especial atraem.

Erguida em terras da fazenda dos jesuítas, na enseada de São Francisco, a igreja de São Francisco Xavier, uma das mais antigas de Niterói, completa este ano 391 anos de fundação. Com características da época e com uma vista deslumbrante, a capela encanta noivas a caminho do altar e é uma das campeãs em realização de cerimônias de casamento. Igreja realiza uma média de 15 cerimônias por mês.

Quem escolhe a igreja para a realização de seu casamento não se arrepende, de acordo com o encarregado de manutenção, Roberto Andrade, de 46 anos, que tem uma relação antiga com a igreja. “Além de ser linda por dentro e por fora, a igreja também tem uma vista linda. De dia tem a beleza do pôr-do-sol e à noite a iluminação especial. Eu sou um pouco suspeito para falar porque fui batizado nessa igreja e já trabalho aqui há muito tempo, mas ela é realmente linda. Às vezes as pessoas a veem como uma igrejinha pequena e não imaginam a riqueza histórica que ela tem. Sempre que entro nela e paro para observá-la fico imaginando como era na época em que ela foi construída”, disse.

Tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a capela teria sido construída em março de 1622, com projeto atribuído ao jesuíta Irmão Lourenço Gonçalves. De alvenaria de pedra e cal, tem arquitetura colonial e típica do estilo jesuíta. O templo possui uma nave única com púlpito lateral, hoje destituído de acesso, e capela-mor ao fundo, na qual se encontra o altar de madeira contendo uma pintura alegórica. Sua fachada foi amplamente alterada, no final do século XIX, tendo sido restaurada a sua aparência original, em 1937, pelo Iphan.

Nos fundos, na parte externa, há um relógio de sol voltado para o nascente, com o emblema da Companhia de Jesus. A igreja possui uma pia batismal feita de barro cozido pelos índios e um armário de jacarandá esculpido em 1696.

Furtos – Na capela também havia um sino de bronze datado de 1573, responsável pelas diferentes interpretações quanto à verdadeira data de construção da capela pelos jesuítas. Este sino foi roubado junto com uma imagem esculpida em pedra-sabão atribuída a Aleijadinho. Em 1989 foi escrita uma ata com pertences da igreja que foram roubados.

Interessados em visitar a igreja o horário de funcionamento dela é de segunda à sexta das 9h às 18h e sábados das 9h às 12h.

Imagem de santo é rodeada de lendas

No interior da igreja, encontra-se altar-mor com a imagem de São Francisco Xavier, de madeira laminada em ouro. Não há registros históricos sobre a imagem, mas de acordo com o pároco da igreja, padre Jô, há duas lendas a respeito dela, em função de ser diferente de outras imagens de São Francisco, com uma aparência mais jovem. Uma delas é que na época havia um costume de se construir as imagens sem a cabeça.

Elas seriam colocadas depois do santo pronto e poderia ter acontecido um engano e terem colocado a cabeça de outro santo no lugar. A outra é de que as pessoas que fizeram o santo o retrataram quando ele era jovem.

Em função da riqueza histórica que a igreja possui a paróquia está com um projeto de implantação de um acervo da capela, que será construído onde funcionava a secretaria da igreja. Entre as peças do acervo estarão fotografias da época em que a procissão era na Praia de São Francisco, de pinturas que retratam a igreja de diversas formas e de um antigo livro de batismos. “Há sete anos tenho essa vontade de construir um acervo e preparar a igreja para visitação”, confessa padre Jô.

Fonte: O FLUMINENSE

Saiba mais sobre a Igrejinha  Histórica de São Francisco Xavier

Veja fotos .

Matriz:
Endereço: Rua General Rondon, s/nº - Praça Dom Orione - São Francisco - Niterói- RJ

Capela Bom Pastor:
Endereço: Morro do Preventório – Charitas – Niterói - RJ

Capela Imaculado Coração de Maria:
Endereço: Av. Rui Barbosa, 690 - São Francisco - Niterói - RJ

Capela Nossa Sra. da Conceição da Várzea:
Endereço: Praça Nossa Sra. da Conceição, s/nº - Jurujuba - Niterói-RJ

Capela São Luís Orione: