Governo federal decreta luto de três dias por morte de cardeal emérito do Rio

Publicado em 11/07/2012 | Categoria: Notícias |


Brasília – A presidenta Dilma Rousseff decretou luto oficial de três dias em todo o país, contados a partir de hoje (11), pelo falecimento do arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal dom Eugenio de Araujo Sales. O decreto que declara o luto está publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Dom Eugênio Sales faleceu na noite de segunda-feira (9), vítima de um infarto, enquanto dormia em sua casa no bairro do Sumaré, na zona norte do Rio. O corpo do cardeal é velado desde ontem na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio, e será sepultado hoje na cripta da catedral.

Segundo a Arquidiocese do Rio, dom Eugenio Sales era o cardeal mais antigo da Igreja Católica, título que lhe foi concedido em 1969, pelo papa Paulo VI. Sales foi arcebispo de Salvador no final da década de 60 e se tornou arcebispo do Rio de Janeiro em 1971. Ele deixou o cargo em 2001, aos 80 anos, quando teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa João Paulo II.

 

 

Dilma lamenta em nota morte do arcebispo emérito do Rio

 

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff lamentou hoje (10) a morte do arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal dom Eugenio de Araujo Sales. Em nota, Dilma exaltou a preocupação social que marcou a trajetória do religioso. Dom Eugenio Sales morreu na noite de ontem (9), vítima de um infarto, enquanto dormia em casa, no Rio de Janeiro.

“O cardeal dom Eugenio de Araujo Sales deixa seu nome inscrito na história da Igreja Católica pelo relevante papel que desempenhou em toda a sua vida. Em sua trajetória, a preocupação social sempre esteve associada ao trabalho eclesiástico, como bem sintetizam as campanhas da Fraternidade, uma de suas iniciativas que marcam a ação da Igreja em todo o Brasil”, diz a presidenta no texto.

Dilma expressa ainda a solidariedade ao povo do Rio de Janeiro e a todos os admiradores, familiares e amigos do cardeal.

Segundo a Arquidiocese do Rio, dom Eugenio Sales era o cardeal mais antigo da Igreja Católica, título que lhe foi concedido em 1969, pelo papa Paulo VI.

Fonte: Agência Brasil



Os comentários estão desativados.