Francisco: “Pobres e frágeis, somos sempre amados por Deus”

Publicado em 05/01/2014 | Categoria: Notícias |


papa angelus 5 de janeiro Cidade do Vaticano – Sorridente e acenando com as mãos às dezenas de milhares de pessoas que desafiaram o mau-tempo e lotaram a Praça São Pedro, Papa Francisco rezou na manhã deste domingo, 05, a oração do Angelus. Da sacada do Palácio Apostólico, o Papa fez um rápido discurso, agradecendo e confortando os fiéis.

“O Natal nos revela o imenso amor de Deus pela humanidade. Dele deriva o nosso entusiasmo e a esperança de sermos amados, visitados e acompanhados por Deus”, afirmou Francisco, exortando todos a “olhar ao mundo e à história como espaços onde caminhar com Ele e em meio de nós, rumo a novos céus e novas terras”.

281“Com o nascimento de Jesus – recordou o Pontífice – não nasceu apenas um mundo novo, mas um mundo que também pode sempre ser renovado”. Francisco citou o Evangelho de João, comentando que Deus se fez mortal e frágil como nós; assumiu os nossos pecados e se tornou Deus conosco:

“O nascimento de Jesus nos mostra que Deus quis se unir a todos os homens e mulheres, a cada um de nós, para comunicar sua vida e alegria. Esta proximidade de Deus a todos nós é um dom que não se dissipa jamais”, assegurou o Papa, continuando:

“No mistério da Encarnação do Filho de Deus, há também o aspecto ligado à liberdade humana: com efeito, Deus armou a sua tenda em meio de nós, pecadores e carentes de misericórdia. Muitos de nós, às vezes, recusam a graça de Deus, permanecendo fechados em seus erros e na angústia dos pecados cometidos, mas Jesus não desiste e continua a se oferecer e a propiciar a graça que salva. Esta é uma mensagem de salvação, antiga, mas sempre nova, que somos chamados a testemunhar com alegria: a mensagem do Evangelho da vida, da luz, da esperança e do amor”, frisou o Papa, antes de rezar a oração mariana e conceder a todos a sua bênção apostólica.(CM)

 

Terra-Santa-1

Papa anuncia peregrinação à Terra Santa

 

O Papa Francisco irá à Terra Santa de 24 a 26 de maio próximos, numa peregrinação que prevê passagens por Amã, (Jordânia), Belém e Jerusalém.

Em um “clima de alegria, típico deste período natalino”, o próprio Pontífice fez o anúncio da viagem durante o encontro com os fiéis para a oração do Angelus, na Praça São Pedro.

“O objetivo principal é comemorar o histórico encontro entre o Papa Paulo VI e o Patriarca de Constantinopla, Atenágoras, que teve lugar exatamente no dia 5 de janeiro, como hoje, 50 anos atrás, explicou Francisco.

“As etapas serão três: Amã, Belém e Jerusalém. No Santo Sepulcro celebraremos um encontro ecumênico com todos os representantes das Igrejas cristãs de Jerusalém e com o Patriarca Bartolomeu, de Constantinopla. Desde agora, peço que rezem por esta peregrinação”, acrescentou.

Esta será a segunda grande viagem internacional de Francisco no Pontificado que começou em março passado, depois de ter visitado o Brasil, (Rio de Janeiro e o Santuário de Aparecida), em julho passado, no contexto da XXVIII Jornada Mundial da Juventude.

A peregrinação à Terra Santa retomará o testemunho realizado por seu predecessor, Bento XVI, de 8 a 15 de maio de 2009, quando o hoje Papa emérito visitou Jordânia, Jerusalém, Belém e Nazaré.

Francisco será o quarto pontífice que viajará à Terra Santa, depois dos passos de João Paulo II, que o fez de 20 a 26 de março de 2000 e do próprio Paulo VI, o primeiro, cuja viagem se deu há cinquenta anos, de 4 a 6 de janeiro de 1964.


Fonte: Rádio Vaticano

 



Os comentários estão desativados.