Fiéis acompanham Igreja pela mídia

Publicado em 14/08/2012 | Categoria: Notícias |

A ascensão tecnológica é uma realidade na sociedade contemporânea. Cada vez mais, a mídia está presente na vida das pessoas. E não é diferente, quando se observa a relação da igreja com os meios de comunicação. Atualmente, muitos fiéis acompanham as principais notícias e conteúdos da igreja por rádio, televisão, mídias impressas, internet.

A igreja sempre esteve atenta à evolução tecnológica. Por meio de documentos e instruções, ela sugeriu instruiu e provocou seus líderes e fiéis para utilizarem a mídia de forma mais instrutiva e educadora. Um exemplo disso é o elevado número de indivíduos que praticavam a fé midiática, os chamados “telefiéis”.

Em uma pesquisa realizada em Bento Gonçalves (RJ), foram ouvidas 430 pessoas, com diferentes faixas etárias e escolaridades. 71% dos participantes (307 pessoas) assistem a programas religiosos. Dos 307 telefiéis, 114 afirmaram assistir aos canais religiosos todos os dias.

A maior audiência é à noite, mais de 50 % dos telefiéis, assiste aos programas durante a noite. Por sua vez, o período da manhã e do meio-dia reúne 35%. A transmissão da Missa pode ser considerada o carro-chefe das emissoras.

Hoje, os interlocutores – padres, religiosos, e outros – ocupam cada vez mais espaço na televisão. Como ‘pastores’, arrebanham um público que chega a milhões de indivíduos. Seus discursos cativam e mobilizam pessoas até mesmo de outras crenças.

Fonte: CNBB