Festa de São Francisco Xavier

Publicado em 05/12/2011 | Categoria: Notícias |

São Francisco Xavier

Dia 3 de dezembro, dia do padroeiro da Paróquia São Francisco Xavier, a data foi festejada com muita alegria.

Crisma

Para comemorar, a Paróquia preparou uma programação especial para toda Comunidade, que começou no dia 2 com a Crisma, com missa celebrada por Dom Alano Maria Pena.

No dia 3, sábado, Missa Solene, com ato de Compromisso Missionário, com participação das Pastorais e Movimentos da Paróquia, seguida de Quermesse.

Missa Festiva

No dia 4, domingo, Missa Festiva com participação de todas as Comunidades, seguida de carreata com a imagem de São Francisco Xavier, pelas ruas do Bairro de São Francisco.

Participação especial

Antes de iniciar a Missa da Festa do Padroeiro, São Francisco Xavier, no sábado, 3 de dezembro, o Pe. Jô comunicou a presença de Padre Luis, da Ordem dos Jesuítas. Ele, da PUC Rio, estando de passagem pela Paróquia, foi convidado a co-celebrar a Cerimônia Festiva, por ser da própria Ordem de São Francisco Xavier, sendo esta uma boa oportunidade para se ouvir a História dos Jesuítas e do Santo.

Imagem levada para o altar

Em seguida foi tocado o Hino de São Francisco para que a imagem do Santo fosse levada até o altar.

Contando a história de São Francisco

Na Homilia, Pe. Luis agradeceu o convite para participar da Celebração e a oportunidade de conhecer a Paróquia, justamente no dia da Festa do Padroeiro. Relatou que a construção da Igreja remete ao início da Cidade de Niterói. Prosseguiu fazendo um histórico da vida de São Francisco Xavier, desde sua conversão, sua aproximação ao Santo Inácio de Loyola, fazendo brotar seu espírito missionário que, não tendo limite nem barreiras, o fez seguir até o oriente, sendo um dos primeiros a levar os ensinamentos da fé católica até o Japão e sua tentativa de entrada na China que antecedeu à sua morte.

Contive para seguir o exemplo de São Francisco Xavier

Ao final da Missa, houve o sorteio da Imagem de São Francisco Xavier e depois Pe. Jô disse algumas palavras sobre o Missionário São Francisco Xavier, “aquele que ouvia a voz de sua consciência dizendo o tempo todo – ‘de que vale o homem ganhar o mundo inteiro e perder a própria vida, se a vida não tiver nenhum significado, nenhum valor’ e que transformou a vida dele.” Nos convidou a seguir o exemplo do Santo, ensinando de que não é preciso ir longe para ser missionário, podendo sê-lo onde nós estivermos começando pela nossa própria família. Em seguida brincou que São Pedro e São Francisco tinham feito um acordo para que não chovesse, para possibilitar que acontecesse a quermesse, com barraquinhas no estacionamento.

A Festa do Padroeiro

Tudo transcorreu com muita alegria e sem chuva. Teve barraca das Tortas Salgadas, de Salsichão, de Cachorro Quente, de Doces e de Bebidas.

A euforia tomou conta do Salão Paroquial com o Bingo, que teve como prêmios: um Microondas, uma TV LED de 22 polegadas e um Teclado. Havia participantes de todas as faixas etárias. O primeiro sorteio teve duas vencedoras. Para desempatar foi tirada uma pedra para cada uma e a maior levou o prêmio. Após o sorteio do segundo prêmio foi lançada a sugestão de ter-se um intervalo, sendo recusada com entusiasmo pelos participantes. Outra nota de destaque foi o “prêmio azarão”. Uma pedra foi cantada e quem tivesse o número correspondente no seu cartão ganharia uma ficha de refrigerante. Formou-se uma enorme fila. O que o organizador não contava é que tanta gente tivesse o tal número. A vencedora do terceiro prêmio (cartela cheia) nos informou que esta havia sido a primeira vez em que ganhou um prêmio. O sucesso foi tamanho que a Pastoral de Eventos levantou a hipótese de repetir a brincadeira periodicamente.

Veja mais fotos da festa do padroeiro