Feira da Providência

Publicado em 27/11/2011 | Categoria: Notícias |

Ação de amor na Feira da Providência

A magia do circo vai tomar conta da Feira da Providência neste ano. Com o tema “Um lugar para ser feliz”, a tradicional Feira carioca vai reunir mais de 300 expositores em um espaço 30% maior. Entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, o público poderá desfrutar de uma intensa agenda cultural, com desfiles, atrações culturais e apresentações circenses nos três palcos espalhados pelos pavilhões do Rio Centro.

Um dos destaques dessa 51ª edição é a presença de um espaço dedicado à Arquidiocese do Rio de Janeiro. Com 400m², além de uma réplica de 4 metros do Cristo Redentor, o espaço — que ficará localizado no Pavilhão 3— vai agregar todos os trabalho sociais e pastorais da Arquidiocese em vários stands. Quem estiver no Rio Centro poderá participar também do “Projeto Ação de Amor do Cristo Redentor”, que vai promover palestras e serviços na área da saúde. Segundo a coordenadora dos trabalhos, Silvia Helena Gonzaga, a Ação Social irá movimentar o local contribuindo para a saúde e o bem estar.

— É uma novidade trabalhar com uma ação desse tipo na Feira. O espaço da Arquidiocese, em si, vai dar visibilidade às ações da Igreja e a Ação de Amor vai levar ao público serviços na área de saúde, como exames, orientações de psicólogos, teste de diabetes, entre outros, disse.

Em cada um dos cinco dias da Feira, a Ação de Amor trará atividades com parceiros diferentes, como o Instituto de Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Associação Carioca dos Diabéticos, a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite C e a Associação dos Psicólogos. Todas as ações serão gratuitas e acontecerão das 14h às 21 horas.

— As pessoas poderão ter acesso aos serviços gratuitamente. A Ação de Amor revela a preocupação que a Igreja tem com a evangelização e com a pessoa integral, afirmou Silvia.

A abertura da Feira, no dia 30, será com a celebração da Missa, presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, no espaço em que a Igreja no Rio terá seu stand. Logo após haverá uma cerimônia com a presença do Prefeito Eduardo Paes, do Vice-Governador Luiz Fernando Pezão e de integrantes da direção e do conselho do Banco da Providência.

Banco da Providência

A Feira da Providência também é uma demonstração de investimento social. O Banco da Providência é uma instituição sem fins lucrativos, que desenvolve projetos sociais com jovens, adultos e famílias carentes.

Toda a renda do evento é revertida para os projetos sociais da Instituição, que atua em 104 comunidades do Rio de Janeiro. Segundo a Superintendente do Banco da Providência, Clarice Linhares, através da Entidade, mais de 10 mil pessoas conseguem gerar renda e ter uma vida mais digna.

— Isso acontece porque a Feira da Providência é responsável por 70% do orçamento do Banco da Providência, um dos trabalhos sociais mais antigos da Arquidiocese do Rio e que atende mais de duas mil pessoas. O foco é em capacitação e geração de trabalho e renda, afirmou.

O stand do Banco da Providencia será montado também no Pavilhão 3 do Rio Centro.

Ação de Amor Cristo Redentor

O projeto Ação de Amor é realizado pelo Santuário Cristo Redentor e promove mensalmente um mutirão de serviços sociais em bairros carentes do Rio de Janeiro. Fundada em 8 de outubro de 2011, a Ação de Amor é uma oportunidade de levar uma melhor condição de vida a quem precisa.

Confira a Programação da Ação de Amor

Fonte: Arquidiocese do RJ