Evento “Talitha Kumi” prepara jovens para a JMJ 2013
A pouco menos de um ano de seu início, os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro estão intensos. O evento acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.
De segunda, 9, a domingo, 15, as ruas da capital carioca serão palco da 4ª missão de evangelização ‘Talitha kumi’, expressão hebraica que significa “Jovem, levanta-te”, que traz o mesmo lema da Jornada: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19).
Promovido pela Comunidade Aliança de Misericórdia, o trabalho de evangelização conta com a participação de aproximadamente 350 missionários católicos, que prometem mostrar a alegria do jovem que escolhe ter a sua vida pautada na Pessoa e no Evangelho de Jesus Cristo. O ápice da missão será a celebração litúrgica na sexta-feira, 13, presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.
Na Itália, os jovens católicos também se preparam. O Serviço Nacional para a Pastoral Juvenil elaborou uma série de subsídios dirigidos a todos, sejam os que seguirão o Papa no Rio de janeiro, como os que acompanharão a Jornada a partir da Itália.
São textos, imagens, links e vídeos, um para cada mês, num percurso mensal que durará um ano. Tudo foi concebido pensando no tema da JMJ e no Ano da Fé, com as indicações do Motu Proprio “Porta Fidei”. O subsídio aconselha e sugere promover “encontros mensais em lugares diferentes dos habituais: paróquias distantes, nos confins da diocese, casas religiosas, escolas, espaços leigos, segundo as oportunidades.
No site italiano (www.gmgrio2013.it) pode-se ver um esquema para a oração comunitária das segundas sextas-feiras do mês, que acompanha, em todo o mundo, a preparação da JMJ.
As inscrições para a Jornada serão abertas oficialmente em fins de julho, e como já é costume, serão recebidas pelos encarregados diocesanos de pastoral juvenil. De 11 a 18 de julho, uma delegação da Conferência Episcopal Italiana estará no Rio para encontrar o Comitê Organizador Local (COL) e concordar a colocação logística da participação italiana.
Fonte Canção Nova/ Rádio Vaticano