Entrevista do Papa para livro de escritor alemão

Publicado em 23/11/2010 | Categoria: Arquivo |

Papa com o escritor Peter Seewad

Veja trechos da entrevista do Papa para livro de escritor alemão

Livro de Peter Seewad deve ser lançado nesta terça-feira (23).
Papa afirmou que uso de preservativo é justificado em ‘alguns casos’.

Em entrevista para o escritor alemão Peter Seewad no livro “Luz do mundo”, que deve ser lançado nesta terça-feira (23), o Papa Bento XVI falou sobre diversos assuntos além de ter dito que uso de preservativo é justificado para “alguns casos”. Alguns trechos do livro foram divulgados pelo jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano:

A Igreja e os meios de comunicação

“Nesta época marcada pelos escândalos, experimentamos tristeza e dor por uma Igreja miserável e pelos fracassos de seus membros. É evidente que a ação da mídia não era guiada apenas pela busca da verdade, mas sim que havia uma satisfação em ridicularizar a Igreja e, se fosse possível, desacreditá-la. Apesar disso, deve ficar claro que, quando se trata de expor a verdade, devemos agradecê-la”.

A infalibilidade do Papa

“O conceito da infalibilidade do Papa foi desenvolvido ao longo dos séculos. Sob certas condições e circunstâncias. O Papa pode tomar decisões vinculadoras através das quais fica claro o que é ou não fé. Isto não quer dizer que tudo o diz que é infalível”.

Mulheres sacerdotes

“Não se trata de não querer, e sim de não poder. Não fomos nós que criamos esta forma da Igreja, seguí-la é um ato de obediência, talvez uma das obediências mais pesadas. Não podemos fazer o que queremos, temos que nos ater à vontade do Senhor”.

Burca

“Sobre a burca, não vejo nenhuma razão para proibí-la de forma generalizada. Diz-se que algumas mulheres não a utilizam de forma voluntária e que na realidade ela é imposta com certa violência. Claro que não posso concordar com isto. Mas se quiser utilizá-la voluntariamente, não sei por que deve ser proibida”.

Conclave

“Estava convencido de que este cargo não era para mim e que Deus, depois de tantos anos agitados, iria me conceder um pouco de paz e tranquilidade. Entendi que depois de grandes Papas deve haver pequenos pontífices para que deem sua própria contribuição.”

Tempo livre

“Vejo as notícias da televisão com meus secretários e às vezes um DVD. Nós gostamos de Don Camillo e Peppone (famoso livro e filme italiano sobre o confronto entre um padre de uma cidade e o prefeito comunista no pós-guerra). Escuto música e rezo”.

A droga

“O Ocidente tem uma responsabilidade terrível. Tem a necessidade de drogas e cria países que as disponibilizam, o que termina por consumí-los e destruí-los. Muitos bispos da América Latina me disseram que a via do comércio da droga passa por lá”.

Cansaço

“Dei-me conta de que as forças diminuem, que é preciso economizar energia e reservar tempo para o descanso. Não uso mais a ‘cyclette’ (bicicleta ergométrica), não faço esportes”.

Curiosidades

“Visto-me sempre com batina, nunca levo um casaco. O relógio que tenho era de minha irmã, ela me deixou. Não tenho carteira nem conta corrente”.

Fonte: G1, da AFP