Em que dia nasceu Jesus?

Publicado em 19/12/2013 | Categoria: Notícias |


Ao contrário do que se pensa, o ano presumido do nascimento de Jesus Cristo é 6 A.C. (Foto: Arquivo)

Ao contrário do que se pensa, o ano presumido do nascimento de Jesus Cristo é 6 A.C. (Foto: Arquivo)

Por Padre César Augusto dos Santos

 

Não sabemos nem o dia e nem a hora em que Maria Santíssima deu à luz ao Verbo Encarnado. A escolha do dia 25 de dezembro foi ocasionada pela influência do mundo clássico, que celebrava o solstício de inverno, a festa pagã do deus Sol. Como Jesus disse “Eu sou a Luz do mundo”, convencionou-se celebrar nesse dia e à meia-noite, o nascimento do nosso Sol, de nosso Deus. Ele surge no meio da noite e ilumina mais que o astro sol, mais que qualquer outro emitente de luz. Ele é a própria Luz! 

A primeira vez que isso aconteceu foi em Roma, no ano 336. Em seguida a celebração passou para toda a Itália, Espanha, França e demais países ocidentais. No Oriente, o Natal era celebrado no dia 6 de janeiro. O dia 25 de dezembro passou a ser celebrado somente a partir do ano 380, em Constantinopla e na Ásia Menor. Antioquia começou a celebrá-lo em 386. Egito e Palestina, só depois, em 430.

 

Em que ano?

 

Como o nascimento de Jesus dividiu o tempo em “antes de Cristo”– “A.C.” e “depois de Cristo” – “D.C.”, deveria o ano zero ser o de seu nascimento. Contudo, por causa de um erro de cálculo de Dionísio Exíguo, monge do século VI, o ano do nascimento do Senhor foi marcado como sendo o ano 6 A.C., quando Roma comemorava 748 anos de sua fundação. 

Corrobora a favor do ano 6 A.C. o fato doloroso de que, neste ano, Herodes o Grande decretou matança dos inocentes. Tudo leva a crer que esse crime foi cometido no ano 4 a.C., quando Jesus tinha dois anos de idade. Também o recenseamento promovido por Quirino foi no ano 6 D.C. 

Outro gesto interessante vem da parte dos historiadores. Eles fixaram como data da morte de Cristo, o dia 7 de abril do ano 30, isto é, quando Jesus tinha 36 anos e não 33. Mas conhecer esses dados e debruçar-se sobre eles só faz sentido se, verdadeiramente, adoramos Jesus Cristo como nosso Deus, se o seguimos como nossa Luz, se temos nele o Caminho que nos leva ao Pai.

SIR

 

 

Fonte: Dom Total



Os comentários estão desativados.