Dom Orione

Publicado em 12/03/2011 | Categoria: Notícias |

Congregação Orionita celebra 71 anos da morte de São Luis Orione em Araguaína (TO)

Acontece neste sábado, 12 de março, às 18 horas, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, a Santa Missa em celebração aos 71 anos da morte de São Luis Orione. Durante a missa será realizada uma novena com todos os presentes e será exibido um filme com fotos da vida e obra de Luis Orione. Enquanto ocorre a exibição do vídeo, pessoas do público farão um Tributo a São Luis Orione, lendo as crônicas do membro Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins (Acalanto), o escritor e professor Ângelo Bruno.

Ao final da solenidade, em comemoração ao fundador da Congregação Orionita, os presentes farão uma Procissão em volta do quarteirão do Santuário. São esperadas cerca de mil pessoas, entre devotos, fiéis, amigos, colaboradores e religiosos de todas as cidades onde existem obras orionitas no Tocantins.

Todos os colaboradores do Hospital Dom Orione estão convidamos para participar da Missa em homenagem à morte de São Luís Orione.

QUEM FOI DOM ORIONE?

Dom Orione nasceu em Pontecurone, na região Norte da Itália, em 23 de junho de 1872, passou pelo Oratório Salesiano, concluiu o ginásio e entrou para o seminário, onde cursou Filosofia e Teologia, até chegar ao sacerdócio que teve como lema: “Renovar tudo em Cristo”. Luís Orione sempre foi sensível para com os sofrimentos da humanidade e deixando-se guiar pela Divina Providência constantemente trabalhou para aliviar as misérias humanas, dedicando-se exclusivamente aos doentes, necessitados e marginalizados da sociedade. Foi ele o fundador da Congregação da “Pequena Obra da Divina Providência”. Em 1899, Dom Orione deu início a mais um Ramo da nova Congregação: os “Eremitas da Divina Providência”. Em 1903, Dom Orione recebe a aprovação canônica aos “Filhos da Divina Providência”, Congregação Religiosa que se propunha-se a trabalhar para levar os pequenos os pobres e o povo à Igreja e ao Papa, mediante obras de caridade.

Dom Orione teve atuação heróica no socorro às vítimas dos terremotos de Reggio e Messina (1908) e da Marsica (1915). Por decisão do Papa São Pio X, foi nomeado Vigário Geral da Diocese de Messina por três anos. Vinte anos depois da fundação dos “Filhos da Divina Providência”, em 1915, surgiu como novo ramo a Congregação das “Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade”, Religiosas movidas pelo mesmo carisma fundacional. O zelo missionário de Dom Orione cedo se manifestou com o envio de missionários à America Latina, para países como o Brasil, em 1913. Dom Orione, grande devoto de Nossa Senhora, esteve pessoalmente como missionário, pregador popular, confessor e organizador de peregrinações, de missões populares e de presépios vivos. Em 1940, Dom Orione atacado por graves doenças de coração e das vias respiratórias foi enviado para Sanremo. E ali, três dias depois de ter chegado, morreu no dia 12 de Março, sussurrando suas últimas palavras: “Jesus! Jesus! Estou indo.”

Vinte e cinco anos depois, em 1965, seu corpo foi encontrado incorrupto e depositado numa urna para veneração pública, junto ao Santuário da Guarda, em Sanremo na Itália. O Papa Pio XII o denominou “pai dos pobres, benfeitor da humanidade sofredora e abandonada” e o Papa João Paulo II depois de tê-lo declarado beato em 26 de outubro de 1980, finalmente o canonizou em 16 de maio de 2004. A canonização aconteceu na Basílica de São Pedro, na cidade de Roma, na Itália. O processo aconteceu depois de confirmado um milagre através da intercessão dele em julho de 2003. O milagre salvou a vida de um morador da cidade de Tortona, daquele país, Pietrino Penacca. Cerca de 150 brasileiros participaram do processo de canonização, entre eles, dois colaboradores do HDO: a secretária Luciana Cardoso e o ex-Diretor Técnico do Hospital e atual Secretário Estadual de Saúde, Arnaldo Alves.

OBRAS E CASAS

No Tocantins, há obras e casas fundamentadas no carisma de São Luis Orione em Tocantinópolis, Filadélfia, Palmas e Araguaína. Esta última cidade é considerada, mundialmente falando, a cidade onde existem mais obras orioniotas em todo o mundo. As obras que colocam Araguaína no posto de cidade Orionita são: Colégio Santa Cruz; Faculdade Católica Dom Orione (FACDO); Casa Tranói; Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Paróquia Sagrado Coração de Jesus; Seminário Orionita Padre Patarelo; Creche Mãe de Deus; Casa do Idoso; Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus; Escola Paroquial Luiz Augusto e Hospital Dom Orione (HDO).

Araguaína, a cidade onde existem mais obras orioniotas em todo o mundo.

Fonte : As informações da história do Santo foram retiradas do Site www.cancaonova.com e adaptadas pela Assessoria de Comunicação e Marketing do Hospital Dom Orione (HDO)