Dízimo, uma experiência de Fé

Publicado em 28/02/2012 | Categoria: Destaques Editorial |

No segundo domingo de cada mês, a Paróquia São Francisco Xavier – Matriz , celebra a Partilha, mais conhecida por todos como Missa do Dizimista.

Coordenadora da Pastoral do Dízimo, Lucília Araújo

Leitura do texto do mês

Neste dia, é feito a leitura, pela coordenadora da pastoral, Lucília Oliveira Araújo, de um texto escrito pelo Pe. Josumar dos Santos, sobre a importância de ser dizimista.

Texto do domingo, 12 de fevereiro de 2012

Dízimo, uma experiência de Fé

O dízimo é experiência de fé que torna concreto e possível o sonho de fraternidade. Da consciência e prática do dizimista dependem em grande parte o dinamismo e a vida da comunidade.

O amor e a generosidade têm de caracterizar a nossa contribuição. Não se contribui para querer receber algo em troca, mas porque somos gratos a Deus, que nos dá tudo. O amor evidencia a nossa necessidade de agradecer.

Nosso coração deve ser a medida da entrega. O dízimo tem de provocar em nós um compromisso social de fé. Cada cristão precisa sentir no seu coração o apelo para se comprometer com a sua Igreja.

É uma oferta espontânea, comunitária, alegre e generosa, consciente e sistemática. Não é uma taxa, tributo para alívio da consciência. Contribuindo com o dízimo, o cristão está sendo ajudado e ajudando a sua Igreja a ser mais missionária e testemunhando e expressando sua fé. Por fim, o dízimo que temos é o espelho da comunidade que somos.

Pe. Josumar dos Santos

O dízimo na nossa Paróquia

O dízimo se traduz na gratidão a Deus por seus inúmeros favores. Compreendem, na prática, três dimensões: religiosa, social e missionária.

O objetivo de todos os paroquianos, quanto ao Dizimo, é poder tornar realidade essas dimensões em eficácia pastoral, espiritual e solidária.

A Missa

A Missa do Dizimista traz um convite, um estímulo em nosso dever de cristão comprometido com a evangelização. Quem ama partilha. Amando a Jesus e a sua Igreja, queremos ser dizimistas, a fim de que cresçam nossos gestos de solidariedade cristã, sendo “discípulos e missionários de Jesus Cristo,” para que n’Ele tenhamos vida. Assim, a celebração do Dízimo – Partilha Eclesial – é um convite à reflexão, ao compromisso e à partilha. Para que ela seja frutuosa, a ajuda e a compreensão de todos são de fundamental importância.

A importância da Pastoral do Dízimo para a Paróquia

Para que aconteça uma Pastoral de Conjunto dinâmica e atuante, é necessário que todos contribuam. A participação não é meramente financeira, mas implica também na doação pessoal de talentos e do próprio tempo à comunidade. A Equipe da Pastoral do Dízimo tem, preponderantemente, o papel de conscientizar cada participante da comunidade sobre sua responsabilidade em contribuir em todos os sentidos para com essa mesma comunidade e toda a Igreja. Caberá à Equipe de Pastoral do Dízimo prover a comunidade com os recursos materiais necessários a toda a obra evangelizadora. Todo mundo sabe que sem dinheiro não se faz nada. Para qualquer tipo de evangelização, é preciso contar não somente com pessoas e sua boa vontade, mas também com dinheiro. É preciso investir na formação de lideranças, na catequese das crianças, adolescentes e jovens, em viagens e hospedagens para cursos e estudos, no pagamento de salário justo aos padres e outros agentes de pastoral, nos materiais para a celebração. Tudo isso, e muito mais, deve ser bancado pela comunidade. A Igreja não vive de subsídios do governo, nem de coletas feitas entre as grandes empresas, nem das doações dos ricos. A Igreja vive da gratuidade de seus fiéis. Quanto mais a comunidade puder contar com recursos financeiros, mais ela poderá aplicar na obra evangelizadora. Conseguir esses recursos, eis o carisma de quem participa da Equipe de Pastoral do Dízimo!

Tarefas próprias da Equipe da Pastoral do Dízimo

O papel primordial da Equipe de Pastoral do Dízimo é o de ser conscientizadora. A ela cabe lembrar sempre aos fiéis o compromisso do dízimo como questão de fé e de confiança na Divina Providência. Mas há tarefas a serem executadas. Tarefas de cadastro de dizimistas, arrecadação do dízimo ao final das missas, redação e remessa de correspondências diversas aos dizimistas, confecção de cartazes, visitas, participações eventuais nas celebrações comemorativas do dízimo e muitas outras circunstâncias que podem surgir. Não se pode esquecer de um fator muito importante: a prestação regular e periódica de contas, das arrecadações e gastos ocorridos.

A equipe do dízimo recebe os dizimistas para o tradicional "Cafezinho dos dizimistas"

Momento de  Confraternização

No segundo domingo de cada mês,  é comemorado o dia do dizimista na nossa Paróquia,  com a celebração da Missa  em intenção a eles e, após as celebrãções, são recebidos  para um fraternal cafezinho.

Você é uma peça importante na comunidade

Para ser dizimista é só procurar a “pastoral do dízimo” após as missas na MATRIZ e fazer o seu cadastro com um dos membros da Equipe: José Carlos, José Lopes, Emídio, Glorinha, Cacilda, Lucília, Graça, André, Luciana, Fátima e Paulo César.

Coordenação:
Lucília Oliveira Araújo. Tel.8862-6034
E-mail:xerinholm@yahoo.com.br

Acesse aqui para saber mais sobre a pastoral do  dízimo na Paróquia São Francisco Xavier.