Dimensões e Setores da Paróquia
DIVISÃO DAS DIMENSÕES PASTORAIS
1- DIMENSÃO COMUNITÁRIA PARTICIPATIVA
Essa dimensão revela a dimensão íntima da Igreja, a sua identidade. O Espírito de Cristo convoca e reúne seu povo para viver a comunhão fraterna, para formação de uma comunidade de irmãos na fé, pela participação de todos, com seus dons e carismas para o bem de todo o corpo que é a Igreja.
Participam: Dízimo, Renovação Carismática, grupos de oração, diáconos permanentes, pastoral vocacional, pastoral de eventos, manutenção e finanças.
2- DIMENSÃO MISSIONÁRIA
Comunhão e missão são dois aspectos inseparáveis. Como membros de Cristo e incorporados na Igreja pelo Batismo, e também pela Confirmação e a Eucaristia, os fiéis são todos chamados a proclamar e a oferecer à humanidade inteira os dons da própria fé e pertença à Igreja. A comunhão se concretiza no empenho missionário, na partilha dos valores e experiências… Evangelizar é a missão principal da Igreja, cujo referencial é o próprio Jesus, com sua pedagogia.
Participam: Movimento Mãe Rainha; Legião de Maria; Apostolado da Oração, Terço dos Homens.
3- DIMENSÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA
A dimensão catequética da vida cristã é um processo de educação pessoal e comunitária, progressiva e permanente, orgânica e sistemática da fé. Processo que busca levar as pessoas à comunhão e à intimidade com Cristo, ao conhecimento de sua mensagem e ao compromisso com a sua missão de anúncio e construção do Reino de Deus. Sujeito e protagonista dessa educação da própria fé, o Povo de Deus sabe que só consegue atingi-la pela força do Espírito Santo. Ela deve articular as equipes de Catequese em todos os níveis, círculos bíblicos, cursos de formação bíblica, preparação para os sacramentos.
Participam: Comissão Pastoral à Iniciação Cristã (Catecumenato, Catequese, Crisma, Batismo), Escolas de Fé, Grupo “Fé e Vida”, Círculos Bíblicos, etc.
4- DIMENSÃO LITÚRGICA
Com esta dimensão expressamos a Igreja como comunidade sacerdotal, povo de Deus, assembleia litúrgica, estruturada pelos sacramentos, celebrando os mistérios da salvação. Na liturgia glorificamos a Deus e santificamos a humanidade. Ela é a referência para todas as atividades pastorais, pois acolhe a criação, o ser humano como ser sacramental. Inserida na realidade. Ela celebra o mistério pascal do Senhor em contextos culturais bem definidos.
Participam: Pastoral Litúrgica, Cantores e instrumentistas, MESC, MEBE, Acolhida, Coroinhas, Sacristia, Pastoral da ressureição.
5- DIMENSÃO SÓCIO TRANSFORMADORA
Esta dimensão revela a Igreja presente no mundo, a sociedade humana, como fermento transformador, colaborando para que caminhemos de acordo com as exigências do Reino de Deus. É uma dimensão que expressa o profetismo da Igreja junto aos marginalizados, oprimidos e excluídos. É a Igreja presente no mundo com um agir comum e transformador.
Participam: Past. da Promoção da Saúde; Past. da Criança; Past. do Meio-Ambiente, Conferência Vicentina, Ação Social (quentinhas, cestas básicas etc.).
6- DIMENSÃO DIÁLOGO ECUMÊNICO E INTER-RELIGIOSO
Como resposta ao apelo de unidade expresso na oração sacerdotal do Senhor — “que todos sejam um… para que o mundo creia”113, o Povo de Deus é chamado a crescer permanentemente em espírito e atitude de diálogo e abertura, na busca da plena e visível comunhão de todos aqueles que aceitam Jesus como Senhor. Esse testemunho de comunhão é sinal e instrumento de unidade para a comunidade humana dilacerada pelo pecado.
DIVISÃO DOS SETORES PASTORAIS
1- SETOR JUVENTUDE
O futuro da sociedade e da Igreja depende da capacidade de escutar o que acontece no mundo juvenil, de respeitar a sensibilidade própria do jovem que vive o momento presente, de encontrar novas soluções práticas e de pressentir novos rumos. Há valores novos, que, em geral, só o jovem é capaz de criar e desenvolver. O jovem é garantia da juventude da Igreja.
PARTICIPAM: Pastoral da Juventude, EAC, EJC,
2- SETOR FAMILIAR E VIDA
A família, célula da sociedade, sempre recebeu grande atenção e preocupação pastoral da Igreja. Basta lembrar o que sobre ela se escreveu e o que por ela se fez na Igreja. O Vaticano II consagrou-a como “Igreja doméstica”.
PARTICIPAM: Pastoral Familiar, ECC, Equipes de Nossa Senhora.
3- SETOR COMUNICAÇÃO
É função da Pastoral da Comunicação trabalhar para fortalecer os laços entre os organismos pastorais de uma paróquia. Isto se consegue criando oportunidades de convivência, de troca de experiências e de comunhão entre as pessoas que coordenam os setores ou que participam do trabalho. A Pascom não vive em função de si mesma, mas em função do conjunto, contribuindo para emendar onde o vaso estiver trincado, unindo, costurando comunicação.
PARTICIPAM: PASCOM, e JMJ
4- SETOR EDUCAÇÃO E ENSINO RELIGIOSO
O Setor Educação caminha guiado pela palavra do grande Educador e pedagogo Jesus Cristo, respeitando as individualidades, onde cada um tem o direito de ser o que é e, desse jeito, contribuir para o melhoramento de nossa sociedade. Construir o Reino de Deus requer um processo educativo para que as pessoas livremente assimilem, reconstruam e assumam a proposta de Deus no caminho da vida.
PARTICIPAM: Creche, Escolas Católicas.