Dia Nacional do Doador de Sangue

Publicado em 23/11/2011 | Categoria: Notícias |

Huap realiza campanha e estende horário de atendimento do Hemonit nos dias 24 e 25

Na semana do dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, o Huap irá estender o horário de coleta de sangue, nos dias 24 e 25, das 8h às 14h. A idéia faz parte da campanha “Procura-se um Doador”, onde a recompensa desse gesto de solidariedade é salvar vidas.

A importância da doação

O Hemonit pretende conscientizar a população sobre a importância da doação e conseguir aumentar e manter o número de doadores durante todo o ano. Para manter um estoque adequado o ideal é que o banco de sangue do hospital receba 30 doações diárias. Durante o período de férias e festas de fim de ano, acontecem mais acidentes e justamente nessa época as pessoas deixam de doar e temos um dos períodos mais críticos, afirma a responsável pelo Hemonit, Olga Pereira.

Em 2011, o Huap, assim como outros hospitais do estado do Rio tiveram que remarcar cirurgias devido ao baixo estoque de bolsas. O Banco de Sangue do Huap também atende a demanda por sangue coletado de outras unidades de saúde. Alguns dos serviços do hospital utilizam o sangue coletado : o Centro Cirúrgico, a Maternidade e o Núcleo Oncológico.

Brindes e camisetas

Para aqueles que participarem da campanha serão oferecidos alguns brindes e camisetas. Com o apoio da Associação dos Colaboradores do Hospital Antonio Pedro (Achuap) será oferecido um lanche reforçado. Algumas empresas e instituições também estão sendo convidadas a participarem desta ação com o intuito de estocar a maior quantidade de sangue possível.

Para doar sangue é necessário:

• levar documento de identidade com foto
  • estar bem de saúde
  • ter idade entre 18 e 65 anos
  • pesar mais de 50 Kg
  • não estar em jejum (evitando alimentos gordurosos)
  • não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas
  • não estar grávida ou amamentando

As doações podem ser feitas no Hemocentro do Huap

Endereço: na Rua Marquês do Paraná, 303, Centro, Niterói,

Dias :  de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h.

OBS: excepcionalmente nos dias 24 e 25 de novembro, até às 14h.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2629-9063.

Fonte: Huap notícias