Dia Nacional da Juventude

Publicado em 31/10/2011 | Categoria: Notícias |

DNJ 2011 reúne mais de 6 mil jovens em Niterói

Muita emoção, oração, união e comoção foi assim o Dia Nacional da Juventude (DNJ) em nossa Arquidiocese, o evento reuniu mais de 6 mil jovens, neste domingo, 30 de outubro, no Ginásio Dom Bosco – Salesianos.

Promovido pelo Setor da Juventude, o evento, faz parte da programação anual de nossa Arquidiocese, e a cada edição congrega mais jovens.

As caravanas das paróquias chegaram cedo e ansiedade dos jovens era grande. Muitos com bandeiras, camisetas, símbolos da fé que os reúnem para trabalhar nas comunidades em favor do próximo. Entre os mais animados, estava o grupo de ex-alunos do Colégio Salesiano que fundou a associação ex-alunos de Dom Bosco com o propósito de colocar em prática os ensinamentos que receberam dos Salesianos: ajudar ao próximo e ser útil à sociedade.

Mônica da comunidade Divina Luz, acredita que o DNJ oferece aos jovens além da oportunidade de integração e comunhão com Deus, uma importante troca de idéias e experiências. Já Marcos Vinicius da comunidade Servir diz que o DNJ é um momento de Formação Espiritual.

Nosso Arcebispo Dom Frei Alano Maria Pena OP, presidiu a Celebração Eucarística concelebrada por padres de nossa Arquidiocese. Dom Alano, parabenizou os jovens pela demonstração de fé e esforço em participar do evento, apesar do intenso calor que fez no dia.

Em sua homilia nosso Arcebispo lembrou a importância de uma juventude santa na busca do caminho do Senhor. O DNJ deste ano teve como tema: “Enraizados e fundados em Cristo, Firmes na Fé”. Dom Alano utilizou o tema em sua homilia e disse ao jovens: “Os Jovens de hoje precisam caminhar firmes na Fé do Cristo Salvador, e sempre trilhar o caminho da verdade só assim chegaremos à morada Santa. Jovens vivam firmes na Fé em Cristo.”

Ao final da celebração Eucarística Nosso Arcebispo Dom Frei Alano Maria Pena OP, vez três anúncios importantes ao jovem, o primeiro foi à apresentação do novo assessor para assuntos da Juventude em nossa Arquidiocese. “Jovens quero apresentar o padre André Luiz como o novo assessor para assuntos da Juventude substituindo o Padre Demétrio.”

O segundo anúncio de Dom Alano foi que o DNJ 2012 será no Vicariato Oceânico, após o anuncio os jovens do Vicariato comemoraram a escolha.

E por fim, Nosso Arcebispo anunciou que o evento em preparação da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, será aqui em nossa Arquidiocese, “Jovens de Niterói eu quero fazer um comunicado para vocês. O evento Bote Fé em preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2013 será aqui na Arquidiocese de Niterói”, logo após esse anúncio os jovens comemoraram cantando: “A Jornada é nossa…” e Dom Alano ainda falou que assim que o papa chegar ao Rio para a JMJ 2013 irá lembrar a ele para olhar para o outro lado da Baía e pedir para ele fazer uma visita a Niterói.

Para encerrar muito bem o DNJ 2011 houve o show de Davidson Silva, que cantou muita música em louvor a Deus e a Nossa Mãe. Recados postados no mural do Blog do Davidson jovens comentam o show, como podemos ver no comentário do Mateus Maranhão “foi incrível ver esse show de tão perto, dando assistência e ajudando no necessário. Muito obrigado por tocar pra gente lá, foi sensacional. esse DNJ vai ficar na memória pra sempre, que Deus esteja sempre contigo, te iluminando e te guardando. Abraços Meu amigo.” Já Raphael Machado diz: “o show em Niterói (Salesiano) foi muito lindo, fiquei o tempo todo no palco te dando assistência o tempo todo, foi muito emocionante poder estar com você ali no palco e ver o seu show tão de pertinho, muito obrigado… Deus te abençoe e te guarde.

O Próximo DNJ será no Vicariato Oceânico e o padre André disse que ele já começou a ser preparado, então vamos aguardar o próximo DNJ que promete muito mais.

Fonte: Arquidiocese de Niterói