Dia de São Sebastião

Publicado em 20/01/2012 | Categoria: Notícias |

Oração e atitude concreta

Em honra a São Sebastião, cuja a memória é celebrada nesta sexta-feira, 20 de janeiro – feriado municipal — a Arquidiocese do Rio de Janeiro, que o tem por Padroeiro, dedicará todo o dia a momentos de oração, festejos e atitudes concretas. Haverá missa solene, presidida pelo Arcebispo Dom Orani João Tempesta, às 10h, na Paróquia São Sebastião (Rua Haddock Lobo, 266, na Tijuca), de onde também sairá a tradicional procissão em direção à Catedral Metropolitana, às 16h. Quando os fiéis chegarem à Avenida Chile, no Centro da Cidade, poderão assistir o Auto de São Sebastião e em seguida participar do show “São Sebastião acolhe a juventude”, que contará com a presença dos Padres Omar Raposo, Gleuson, Jorjão, Leandro Câmara, Marco Lázaro e João Damasceno. Na ocasião, haverá coleta de alimentos não perecíveis por todo o Rio de Janeiro.

Como oração e ação compõem a fé católica, durante a festa em homenagem a São Sebastião haverá um caminhão para a coleta de alimentos, e também em todas as 262 paróquias da Cidade e nas Capelas o mesmo trabalho será realizado.

— O empenho dos católicos por realizar uma coleta de alimentos em um dia de verão e tempo de férias escolares há de ser um grande testemunho de que, unindo forças e renunciando a pensar apenas em si mesma, toda pessoa pode contribuir para tornar o Rio de Janeiro uma cidade ainda mais maravilhosa, afirmou o Vigário Episcopal do Vicariato para a Caridade Social, Cônego Manoel Manangão.

Igreja dos padres capuchinhos: resgate histórico

O programa das homenagens ao Padroeiro, que teve início no dia 7 de janeiro com a Trezena em honra a São Sebastião, no dia 20 será aberto com a celebração de missa solene, presidida pelo Arcebispo Dom Orani João Tempesta, às 10h, na Paróquia São Sebastião, dos padres capuchinhos.

Durante a missa, o Arcebispo recordará a importância histórica da fé em São Sebastião para o Rio de Janeiro, destacando também que a Igreja da Tijuca guarda a imagem que, de acordo historiadores, deve ser a que foi trazida por Estácio de Sá para a fundação da cidade, restos mortais do Santo e o marco da fundação do Rio de Janeiro.

A celebração solene será transmitida ao vivo pela Rádio Catedral (FM 106,7), pela Web TV Redentor e pela Redevida de Televisão.

A procissão: momento para agradecer e pedir

Neste ano, devido ao forte calor que geralmente acontece no dia 20, a Arquidiocese resolveu retardar a saída da procissão da Paróquia São Sebastião, na Tijuca, em uma hora. Às 16h, o Arcebispo, os bispos auxiliares, sacerdotes do clero carioca, fiéis das diversas associações religiosas e a Guarda de Honra de São Sebastião seguirão, em preces de gratidão e súplica, em direção à Catedral Metropolitana (Avenida Chile).

O trajeto será: Rua Haddock Lobo, Largo do Estácio, Rua Estácio de Sá, Praça Reverendo Álvaro Reis, Rua Frei Caneca, Túnel Martim Sá, Avenida Henrique Valadares, Praça Cruz Vermelha, Avenida Henrique Valadares, Rua da Relação e Avenida Chile.

Cidade conhecerá mais da vida do santo e será abençoada com relíquia

Após a procissão, os fiéis terão a oportunidade de conhecer mais sobre a vida do Padroeiro da Cidade e da Arquidiocese assistindo o Auto de São Sebastião. Logo após, com a relíquia do Santo, Dom Orani abençoará a cidade e os fiéis.

Em seguida haverá o show “São Sebastião acolhe a juventude” – mesmo nome do CD produzido pelo Vicariato para a Comunicação Social da Arquidiocese, para divulgar músicas cantadas pelas comunidades dedicadas ao Santo, mas, até então, desconhecidas do grande público —, que contará com a presença dos Padres Omar Raposo, Gleuson, Jorjão, Leandro Câmara, Marco Lázaro e João Damasceno. Os CDs serão vendidos durante todo o dia de programação por uma equipe identificada por camisetas do Cristo Redentor.

Encerrando as homenagens, Dom Orani celebrará a última missa da festa de São Sebastião, no interior da Catedral.

* Foto: Arquivo

Fonte: Arquidiocese do Rio de Janeiro