Dia de São Lucas – Dia dos Médicos

Publicado em 18/10/2012 | Categoria: Notícias |




              Hoje, no dia do médico, um agradecimento especial para todos profissionais que participam da  Pastoral da Promoção da Saúde  da Paróquia São Francisco Xavier, fazendo a diferença na vida da nossa Comunidade.

É preciso fazer da medicina um sacerdócio


O dia 18 de outubro foi escolhido como o “Dia dos Médicos” por ser consagrado, pela Igreja, a São Lucas. Como se sabe, esse grande santo é um dos quatro evangelistas do Novo Testamento.

 Lucas não conviveu pessoalmente com Jesus, por essa razão, a sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Cristo.

 Segundo a tradição, ele era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antioquia.

 A vida de São Lucas – como evangelista e médico – foi tema de um romance histórico muito difundido chamado: “Médico de Homens e de Almas”, de autoria da escritora Taylor Caldwell.

A missão de ser médico

 Depois de falar um pouco sobre essa grande figura da Igreja católica, gostaria de expressar o quão sublime é a missão de ser médico. Quando cursava o sexto ano – na Faculdade de Medicina – e estava de plantão na UTI, numa fria noite de inverno, ouvi um paciente chamar-me por detrás de uma cortina entreaberta na Unidade Coronariana. Ele disse: “Minha filha, por favor, venha aqui”. Como já escrevi, eu estava de plantão na UTI e não na Unidade Coronariana, mas fui rapidamente até lá. Ele pegou minhas mãos delicadamente e disse: “Esta noite me trouxeram para cá porque tive um infarto; eu a vi por entre a cortina e quero te dizer uma coisa”. Eu olhei para ele, um senhor de mais ou menos 70 anos, cabelos brancos, magro, usando óculos, mas o que mais me chamou a atenção foi aquele olhar repleto de carinho e amor. Com a voz quase sussurrando ele me disse: “Minha filha, faça da Medicina um sacerdócio e não uma profissão”. Dias depois ele veio a falecer!

Aquelas palavras não saíram da minha mente e com o passar do tempo fui entendendo melhor aquilo que ele me disse. Nós temos que estar impregnados de Amor, mergulhados no Amor, para somente assim amarmos e cuidarmos daqueles que nos procuram como se fossem o próprio Jesus! Não basta fazermos um brilhante diagnóstico com expressão de frieza e de insensibilidade, ou mesmo com pressa para atendermos os outros que estão esperando. Cada pessoa é única no universo de DEUS e merece ser tratada com todo o respeito e dignidade que lhe foi dada pelo Criador.

O que tenho experimentado nestes 15 anos de profissão-sacerdócio é que o carinho, o amor, o “escutar” as dores não visíveis, um sorriso, a compaixão pelo que sofre CURA muito mais que muitos remédios.

Precisamos correr atrás de todos os avanços tecnológicos e ao mesmo tempo correr atrás de DEUS na adoração e na Eucaristia para que Ele nos ensine esta linda arte de Amar, de atender, de tratar, ou simplesmente, em certos casos em que a Medicina nada mais pode fazer, ESTAR JUNTO com aquele que sofre!

São Lucas, rogai por nós!

Rizzia Borges

Missionária médica – Com. Canção Nova

São Lucas

 

Lucas é um dos quatro evangelistas. O seu Evangelho é reconhecido como o do amor e da misericórdia. Foi escrito sob o signo da fé, nos tempos em que isso podia custar a própria vida. Mas falou em nascimento e ressurreição, perdão e conversão, na salvação de toda a humanidade. Além do terceiro evangelho, escreveu os Atos dos Apóstolos, onde registrou o desenvolvimento da Igreja na comunidade primitiva, relatando os acontecimentos de Jerusalém, Antioquia e Damasco, deixando-nos o testemunho do Cristo da bondade, da doçura e da paz.

Lucas nasceu na Antioquia, Síria. Era médico e pintor, muito culto, e foi convertido e batizado por são Paulo. No ano 43, já viajava ao lado do apóstolo, sendo considerado seu filho espiritual. Escreveu o seu Evangelho em grego puro, quando são Paulo quis pregar a Boa-Nova aos povos que falavam aquele idioma. Os dois sabiam que mostrar-lhes o caminho na própria língua facilitaria a missão apostólica. Assim, através de seus escritos, Lucas tornou-se o relator do nascimento de Jesus, o principal biógrafo da Virgem Maria e o primeiro a expressá-la através da pintura.

Quando das prisões de são Paulo, Lucas acompanhou o mestre, tanto no cárcere como nas audiências. Presença que o confortou nas masmorras e deu-lhe ânimo no enfrentamento do tribunal do imperador. Na segunda e derradeira vez, Paulo escreveu a Timóteo que agora todos o haviam abandonado. Menos um. “Só Lucas está comigo” E essa foi a última notícia certa do evangelista.

A tradição cristã diz-nos que depois do martírio de são Paulo o discípulo, médico e amigo Lucas continuou a pregação. Ele teria seguido pela Itália, Gálias, Dalmácia e Macedônia. E um documento traduzido por são Jerônimo trouxe a informação que o evangelista teria vivido até os oitenta e quatro anos de idade. A sua morte pelo martírio em Patras, na Grécia, foi apenas um legado dessa antiga tradição.

Todavia, por sua participação nos primeiros tempos, ao lado dos apóstolos escolhidos por Jesus, somada à vida de missionário, escritor, médico e pintor, transformou-se num dos pilares da Igreja. Na suas obras, Lucas dirigia-se a um certo Teófilo, amigo de Deus, que tanto poderia ser um discípulo como uma comunidade, ou todo aquele que entrava em contato com a mensagem da Boa-Nova através dessa leitura. Com tal recurso literário, tornou seu Evangelho uma porta de entrada à salvação para todos os povos, concedendo o compartilhamento do Reino de Deus por todas as pessoas que antes eram excluídas pela antiga lei.

Fonte: Paulinas



Os comentários estão desativados.

Matriz:
Endereço: Rua General Rondon, s/nº - Praça Dom Orione - São Francisco - Niterói- RJ

Capela Bom Pastor:
Endereço: Morro do Preventório – Charitas – Niterói - RJ

Capela Imaculado Coração de Maria:
Endereço: Av. Rui Barbosa, 690 - São Francisco - Niterói - RJ

Capela Nossa Sra. da Conceição da Várzea:
Endereço: Praça Nossa Sra. da Conceição, s/nº - Jurujuba - Niterói-RJ

Capela São Luís Orione:
Endereço: Rua Albino Pereira, 600 -Grota – Niterói - RJ

Capela São Pedro:
Endereço: Rua Carlos Ermelindo Marins, s/nº - Jurujuba- Niterói - RJ