Dia de Ação de Graças

Publicado em 24/11/2011 | Categoria: Notícias |



Graças ao Senhor


Esta quinta-feira, 24 de novembro, é Dia Nacional de Ação de Graças. A virtude da gratidão está em toda a Bíblia. É próprio das almas nobres agradecer sempre e por todas as coisas. O salmista exclama: “Bom é render graças ao Senhor…” E outra vez: “Entrai por suas portas com ações de graças…” (Sl 92.1 e 100.4). Assim, o render graças a Deus é tão antigo quanto a humanidade. Vem dos tempos bíblicos e está presente em toda a história.


A tradição

No entanto, a tradição nasceu nos Estados Unidos, com uma grande festa de gratidão a Deus, promovida pelos colonos fundadores de Plymouth, no estado de Massachusetts. Depois de dois anos de grandes tribulações sofridas, eles viram a sua situação melhorar em 1621 e, em função disso, por iniciativa do governador local, decidiram agradecer com uma grande festa. Para os peregrinos puritanos, que haviam chegado ao continente americano, fugindo da perseguição religiosa em sua terra natal, as novas condições tinham sido muito adversas e os que conseguiram sobreviver tinham realmente todos os motivos para agradecer. O “Thanksgiving Day”, ou dia de ação de graças, tornou-se, mais tarde, o “dia nacional de ação de graças”, consagrando-se, para tal, a quinta-feira da quarta semana do mês de novembro de cada ano.


No Brasil


No Brasil, a instituição do Dia Nacional de Ação de Graças se deve, sobretudo, ao embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, que ao participar, em Washington, da celebração desta festividade, assim se expressou: “Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus”. O desejo do embaixador de então começou a efetivar-se, no Brasil, com a aprovação, pelo Congresso Nacional, da Lei 781, no governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, que consagrou a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças. Mais tarde, em 1966, no governo do Marechal Humberto Castelo Branco, a Lei foi modificada, e ficou estabelecida, para isso, a quinta-feira da quarta semana do mês de novembro de cada ano, coincidindo assim com a data celebrada em outros países.

Fonte: Aruidiocese do Rio de Janeiro



A Montanha

Composição: Roberto Carlos / Erasmo Carlos

Eu vou seguir uma luz lá no alto eu vou ouvir

Uma voz que me chama eu vou subir

A montanha e ficar bem mais perto de Deus e rezar

Eu vou gritar para o mundo me ouvir e acompanhar

Toda minha escalada e ajudar

A mostrar como é o meu grito de amor e de fé

Eu vou pedir que as estrelas não parem de brilhar

E as crianças não deixem de sorrir

E que os homens jamais se esqueçam de agradecer

Por isso eu digo: Obrigado Senhor por mais um dia

Obrigado senhor que eu posso ver

Que seria de mim sem a fé que eu tenho em Voce

Por mais que eu sofra, Obrigado Senhor mesmo que eu chore

Obrigado Senhor por eu saber

Que tudo isso me mostra o caminho que leva a Você

Mais uma vez: Obrigado Senhor por outro dia

Obrigado Senhor que o sol nasceu

Obrigado Senhor agradeço Obrigado Senhor

Por isso eu digo: Obrigado Senhor pelas estrelas

Obrigado Senhor pelo sorriso

Obrigado Senhor agradeço Obrigado Senhor

Mais uma vez

Obrigado Senhor por um novo dia

Obrigado Senhor pela esperança

Obrigado Senhor agradeço Obrigado Senhor

Por isso eu digo: Obrigado Senhor pelo sorriso

Obrigado Senhor pelo perdão




Os comentários estão desativados.