Dia da Bíblia

Publicado em 25/09/2011 | Categoria: Destaques Editorial |


A Bíblia, uma carta de Amor de Deus para nós


Chegamos à última semana de mais um mês da Bíblia. Nele, além de realizarmos mais amiúde a leitura orante da Palavra, procuramos estudar também, atuaizando-nos um pouco mais sobre o seu sentido profundo e como melhor podemos nos acercar dela para colhermos mais frutos. .

Vivemos tempos de muitos sentidos. Corremos demais daqui pra cá e de lá pra cá sem sabermos realmente se essa correria maluca está nos dando o verdadeiro sentido de unirmos fé e vida. A Bíblia, com toda certeza, pode nos ajudar nesse caminho de integração. Para isto há que se sair da intenção e partir para a ação.  O que significa isto?

É que costumamos permanecer bastante no campo das ideias, das intenções bonitas, para serem trazidas à realidade em um ponto obscuro do futuro que gostamos de adiar. É preciso se colocar os meios para que a Bíblia, não somente no mês de setembro, mas durante todo o ano, seja fonte de água pura a nos saciar a sede e nos levar adiante na caminhada.

Mãos à obra! Deus está adiante nos esperando. Ele está na Bíblia.

Fernando Cyrino

Como 6ª e última parte da série sobre a Bíblia que postamos durante  setembro, o mês dedicado a Bíblia, publicamos  a  crônica do Eduardo Machado, educador e escritor.



Uma história de amor

Não. O título acima não se refere a um romance açucarado ou alguma novela mexicana . O tema sobre o qual quero falar é A BÍBLIA, e, em se tratando das Escrituras Sagradas, o título é mais que apropriado. Mas antes de explicar o porquê dessa escolha, talvez seja interessante conhecer um pouco mais sobre a Bíblia. A palavra Bíblia é de origem grega e significa LIVROS. A expressão é bem adequada se lembrarmos que a Bíblia é um conjunto de 73 “livros” (na versão católica romana) divididos em duas partes principais:




O ANTIGO TESTAMENTO (AT), composto por 46 livros que começaram a serem escritos mais ou menos 1100 anos antes do nascimento de Jesus de Nazaré. Começa com o livro do Gênesis, onde encontramos a narrativa bíblica da criação e termina com o livro do profeta Malaquias.

Nessa parte da Bíblia é narrada a História do Povo Hebreu e, através dela, a História da relação entre Deus e o Homem.

O NOVO TESTAMENTO (AT), TEM 27 LIVROS. Começou a ser escrito mais ou menos 30 anos depois da morte de Jesus e terminou por volta do final do primeiro século da nossa era. Começa com os quatro Evangelhos e termina com o livro do Apocalipse de São João. É importante citar a preciosa coleção das Cartas de São Paulo, dirigidas a Comunidades Cristãs e a alguns companheiros de Evangelização no início do anúncio da Boa Nova.

Há muita gente que reclama sobre a dificuldade de ler a Bíblia. São textos complicados, dizem, palavras difíceis e expressões, às vezes, impenetráveis. Há uma certa razão nessas queixas. Na verdade, muitos textos bíblicos são mesmo difíceis de entender. É necessário muito estudo e aplicação. Há estudiosos que dedicaram a vida inteira à pesquisa sobre os textos bíblicos e, mesmo assim, deixaram ainda muitas dúvidas. É que a “linguagem” da Bíblia, como literatura, na verdade são muitas. Mas uma coisa é ESTUDAR a Bíblia e outra BEBER da sua fonte. Carlos Mesters, diz que a Bíblia é “como um coco de casca dura. Esconde e protege uma água deliciosa que pode matar a sede do peregrino cansado. É preciso descobrir um modo de quebrar a casca deste coco… e beber da sua água doce e refrescante”.

Uma das formas é conhecer melhor a Bíblia. Afinal, só se ama o que se conhece, e não se esquece o que se ama.

Então, vamos lá!

Imagine um conjunto de livros que, entre a escrita do primeiro e do último passaram-se cerca de 1300 anos. Histórias que primeiro eram contadas oralmente, de geração para geração, pois essa era a tradição. O texto escrito vai aparecer muito depois da história acontecida. Há livros que são verdadeiros épicos. Há literatura erótica, fábulas quase infantis e a mais pura poesia. Alguns livros não passam de uma carta de meia página. Outros têm mais de 60 capítulos e cobrem um tempo que atravessa séculos de História.

É possível fazer arqueologia com alguns textos bíblicos e outros são uns convites a sonhar.

O texto bíblico é uma obra em mutirão. Muitos homens e mulheres dedicaram-se à tarefa de registrar as histórias que viveram ou ouviram de seus ancestrais. De mil formas diferentes, nos mais diversos gêneros literários, pelas mãos de pessoas rudes e iletradas e por meio de poetas inspirados, a Bíblia foi sendo ‘tecida’ com um único objetivo:

FALAR DO AMOR DE DEUS PELAS SUAS CRIATURAS

Revelar o verdadeiro caráter de Deus, QUEM ELE É, na verdade, e o que sonhou para nós.

Mas, então, há muita coisa na Bíblia que não pode ser entendida ao pé da letra. O texto pode ser uma narrativa objetiva ou uma parábola, aliás, como Jesus gostava tanto de contar. Essa é a tarefa da Ciência em suas diversas disciplinas. Descobrir COMO as coisas aconteceram. A Fé é de uma simplicidade quase infantil (e como podem ser profundas as coisas ditas por crianças…).

O UNIVERSO EXISTE PORQUE DEUS É AMOR! A Bíblia diz que DEUS É AMOR. Quem ama, ama a alguém. Olha aí uma pista para penetrar um pouquinho no mistério da Trindade. O Deus revelado por Jesus é família! Desde sempre! Uma com-unidade cuja natureza é AMAR. Amor infinito que derrama e transborda. A criação é o AMOR de Deus derramando. Cada um de nós é uma gota desse amor na História. E só quem sente a grandeza desse amor é capaz de entender que uma gota, unindo-se a outras, pode inundar o mundo.

Ler a Bíblia é ler a nossa própria História. Pessoal e comunitária. Está tudo lá. Todas as qualidades e fragilidades da Humanidade. O desejo e a busca. O fracasso e o encontro. A força pra continuar a caminhada. A certeza de que Deus é um Pai amoroso e que todos somos irmãos. O centro dessa História é a pessoa de Jesus. Na Bíblia, o seu nascimento é chamado de “PLENITUDE DOS TEMPOS”. Ele vem anunciar claramente o que já está narrado no Antigo Testamento: Deus é Pai e somos todos irmãos. Aliás, para sermos fiéis às palavras de Jesus, Ele usou uma expressão que já diz tudo: Deus é Abba, que quer dizer “PAPAI”…

Papai é diferente, é MAIS que Pai…

Então? É ou não uma bela história de amor?

Para ilustrar tudo o que disse, quero terminar reproduzindo um texto bíblico que é uma síntese da herança deixada por Jesus. Uma mensagem que atravessou quase dois milênios para chegar até nós. Viva, intensamente e apaixonadamente.

Beba…

“Felizes os que têm espírito de pobre, porque deles é o reino dos céus. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque possuirão a terra. Felizes os famintos e sedentos de justiça, porque serão saciados. Felizes os que se compadecem, porque alcançarão misericórdia. Felizes os limpos de coração porque verão a Deus. Felizes os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Vocês serão felizes quando forem insultados e perseguidos. Quando, por minha causa, mentirem, dizendo todo mal contra vocês. Alegrem-se porque grande será a recompensa. Foi assim que perseguiram os profetas antes de vocês. Vocês são o sal da terra. Mas se o sal se estragar, como poderá realizar sua tarefa? Já não servirá para nada a não ser jogado fora e pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Assim como não é possível esconder uma cidade situada no alto de uma montanha, não se acende uma lâmpada para se por sob a mesa, mas sim sobre o candelabro para que ilumine a todos em volta. É assim que deve brilhar a luz de vocês diante de todos os homens, para que eles vejam as suas boas obras e glorifiquem o Pai que está no céu”. Mateus 5, 3-16

Ah, antes que eu me esqueça…

“Como o Pai me ama, assim também eu amo a cada um de vocês. Permaneçam no meu amor. Se vocês guardarem meus mandamentos permanecerão no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Digo essas coisas a vocês para que a minha alegria esteja em seus corações e a alegria de vocês seja completa! Mas não se esqueçam nunca do meu mandamento: QUE VOCES SE AMEM UNS AOS OUTROS”

Eduardo Machado



Deixe um comentário

A Voz do Pastor

Notícias em Destaque

Oremos pelo Afeganistão Consagração à Nossa Senhora de Guadalupe Homenagens aos nossos diáconos permanentes Homenagem aos nossos padres Visita guiada na Igrejinha Histórica 6 casais recebem sacramento do matrimônio em casamento comunitário Assembleia Paroquial 2019: Como podemos evangelizar melhor? ENAJO - Missa de encerramento Juventude Orionita em Niterói. Evento reuniu mais de 500 jovens na Paróquia Espaço de Ludicidade e Leitura é inaugurado na Creche Dom Orione Festejando São Francisco Xavier Salão nobre da Igreja Matriz é inaugurado Missa Domingo de Ramos na Cachoeira Encerramento das Festividades de São Luis Orione Celebrando a Caridade: São Luis Orione! Festa de Natal 2016: sua doação com destino certo Festejando o dia de São Francisco Xavier Assembleia Paroquial 2016 Capela das Almas Mês Vocacional Dia dos Pais Dia do Padre Festa Junina 2016 da Paroquia São Francisco Xavier Missa em memória de Santo Antônio Festa do Imaculado Coração de Maria Festividades em Honra ao Sagrado Coração de Jesus Padre Jô visita a Paroquia e nos encanta com seu canto e seu carinho. Dia da Ascensão do Senhor, dia das Mães e 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Nosso novo Pároco, padre Magno, seja bem-vindo! Batizados: os novos membros da Comunidade Paroquial Henrique: “Viver e dar a vida cantando o Amor!” Salve São Francisco Xavier, Padroeiro das Missões! Paroquianos homenageiam São Francisco Xavier Pe. Anísio fala da importância da confiança e dependência em Deus. Viva a Vida do Pe. Geraldo Dias! Romaria da Família Orionita ao Santuário de Aparecida do Norte Paroquianos participam da Romaria Arquidiocesana a Aparecida Missa na Capela Imaculado Coração de Maria: “Criai ânimo, não tenhais medo!” Missa da Ascensão do Senhor, Dia das Comunicações Sociais e Dom Orione Missa na capela São João Paulo II Festa na Capela Bom Pastor e Homilia do papa Francisco Assembleia Paroquial 2015 Missa de São Francisco Xavier Paróquia em Fests Missa de Nossa Senhora das Graças Movimento Shoenstatt unido pela Catedral O desafio da solidariedade Um dia voltado à ação social na Cachoeira Vigília Missionária, mais um passo rumo a unidade! Pascom comemora com missas o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais Caminhando rumo a Fraternidade Posse do Pe. Geraldo Dias, novo pároco da Paróquia. Inaugurada a Capela São Luiz Orione Pe. Jô é homenageado no “Encontro Musical” Novo endereço do site da Paróquia Novo Pároco da Paróquia São Francisco Xavier Dia de São Francisco Xavier Missa de Nossa Senhora das Graças Nossos jovens, protagonistas da história As Vocações na Igreja Semana da Família: o valor do testemunho transmitido Semana da Família 2013 Visita do Papa ao Brasil- Jornada Mundial da Juventude 2013 Missa dominical, com muitos motivos para render Graças Peregrinação da Paróquia São Francisco Xavier Cristo ressuscitou! Feliz Páscoa! Caminhada da juventude com Cristo! Primeira Missa do Papa Francisco Primeiro Angelus – Papa Francisco Habemus Papam !!! Jorge Mario Bergoglio – Papa Francisco Bento XVI comunica a sua renúncia como Papa Paroquianos acolhem o novo Vigário Paroquial Saudade-Missao-Disponibilidade Celebração Eucarística - São Francisco Xavier Festejando São Francisco Xavier Celebração Eucarística da Crisma Festa da Pastoral de Conjunto Ano da Fé Uma análise geral do Sínodo Mensagem final do Sínodo O silêncio e a nova evangelização O papel o leigo na missão da Igreja Paróquia em Ação no mês das missões Paróquia Celebra o Dia Mundial da Missões Série 50 anos do Vaticano II Dia do Catequista Paróquia realiza assembleia para a construção da unidade paroquial Semana da Família Mensagem de agradecimento aos dizimistas Pastoral da Juventude Renovada