Dia 4 de agosto, celebração pelo dia do Padre.

Publicado em 03/08/2012 | Categoria: Notícias |

Amanhã, dia 4 de agosto, celebramos o  dia do padre. Um dia especial para todos os paroquianos da paróquia São Francisco Xavier.

Queridos padres,

na doação de  suas vidas, como pastores deste rebanho, queremos agradecer seu serviço, carinho e atenção, para com todos nós. Pedimos a Deus que continue abençoando e dando muita força na caminhada da sua vocação.

Parabéns!!!

Paroquiano, parabenize os nossos  padres pelo seu dia, enviando uma mensagem,  usando o formulário no final deste post. Sua mensagem aparecerá  no site de nossa Paróquia.

São João Maria Vianney

O Dia do Padre é celebrado oficialmente em 4 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney, desde 1929, quando o Papa Pio XI o proclamou “homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico”.

Padroeiro é o representante de uma categoria de pessoas, cuja vida e santidade comprovadas estimulam a uma vida de fé em comunhão com a vontade de Deus. Tendo em vista essa explicação, vamos entender por que a Igreja o escolheu como exemplo a ser seguido pelos sacerdotes, na condução de seus rebanhos.

Esse santo homem nasceu na França, no ano de 1786, e depois de passar por muitas dificuldades, por conta das poucas habilidades, foi ordenado sacerdote. Mas o bispo que o ordenou acreditou que o seu ministério não seria o do confessionário, entendendo que sua capacidade intelectual seria muito limitada para dar conselhos.

Então, ele foi enviado para a pequenina Ars, no interior da França, como auxiliar do padre Balley, o mesmo que vislumbrou, por santa inspiração, seu dom de vocação, e por confiar nele o preparou para o sacerdócio. E esse pároco, outra vez inspirado, acreditou que o dom dele [São João Maria Vianney] era justamente o do conselho e o colocou servindo no confessionário.

Assim, padre João Maria Vianney, homem justo, bom, extremado penitente e caridoso, converteu e uniu toda Ars. Amado e respeitado por todos os fiéis e pelo clero da Igreja, sua fama de conselheiro correu por todo o mundo cristão. Assim, ele se tornou um dos mais famosos confessores da história da Igreja. Conhecido também como “Cura d’Ars”, mais tarde, foi o pároco da cidade, onde morreu em 1858, sendo canonizado em 1925.

Sem dúvida, São João Maria Vianney é o melhor exemplo das palavras profetizadas pelo apóstolo Paulo: “Deus escolheu os insignificantes para confundir os grandes”. Ser padre é isso, exatamente a vida inteirinha do seu padroeiro.

Ele entende o chamado para ser um servo de Deus, um sacerdote, um “pai” (padre) à semelhança de Cristo, que amou e deu a vida ao povo pobre, simples e marginalizado. Nunca hesita. Tudo aceita, confia e acredita em Deus e na sua Providência, e caminha seguro para missão que lhe é designada.

A vida simples e a simplicidade dos ensinamentos Jesus Cristo são o fundamento do seu ministério, único parâmetro e exemplo a seguir. A sua tarefa é continuar a missão de Jesus Cristo, o único e eterno Sacerdote. É o padre, que através do Evangelho, leva os homens a Deus, pela conversão da fé em Cristo. Por isso, são pessoas que nascem com esse dom e, logo cedo ou no momento oportuno, ouvem o chamado de Deus para se consagrarem a servir à comunidade, nos assuntos que se referem a Ele.

Ser padre é ser “pai” de uma comunidade inteira. Como tal, é o homem da Palavra de Deus, da Eucaristia, do perdão e da bênção, exemplo de humildade, penitência e tolerância; o pregador e conversor da fé cristã. Enfim, um comunicador e entusiasta da Igreja, que luta por uma vivência cristã mais perfeita. Dessa Igreja missionária, que não sobreviveria sem o sacerdote, como indicou o próprio Jesus Cristo, seu fundador pela Paixão por nós.

Sua missão é construir comunidades, entender a alma humana e perdoar os pecados, evangelizar, unir e alimentar a comunidade pela Eucaristia. Entendem, como diz Lucas 21, 15: “Eu vos darei eloqüência e sabedoria, às quais nenhum de vossos adversários poderá resistir nem contradizer” , e são verdadeiras testemunhas da fé, por sua oração, sacrifício e coragem cristã.

Fonte: Canção Nova

Paroquiano, parabenize os nossos  padres pelo seu dia, enviando uma mensagem,  usando o formulário abaixo. Sua mensagem aparecerá  no site de nossa Paróquia.

2 respostas para “Dia 4 de agosto, celebração pelo dia do Padre.”

1. Maria Lucia de Queirós Mattoso disse:

Caros Padres, Josumar, Jorge e Magela,
    Agradeço a Deus por tê-los como nossos Pastores.
    Desejo que Ele continue abençoando-os para que perseverem nessa missão tão importante de guiar o Seu rebanho aqui na Terra.
    Louvado seja Deus!

2. Marisa Silva lisboa disse:

Queridos Padres Jô, Majela e Jorge,

Parabéns! Que Jesus ilumine cada dia mais seus passos! Muito obrigada por me ajudar em minha caminhada.

Deus é 10 e vcs são também. Um abraço e que a paz de Jesus esteja sempre no meio de nós!