Curtindo o Ano Novo

Publicado em 02/01/2012 | Categoria: Notícias |


As balsas já começaram a ser montadas, os shows erguem os palanques, os corações e sobretudo as gargantas e estômagos se preparam. Nem bem acabou o Natal e o Ano Novo já se anuncia pelos preparativos, o clima que roda no ar, a sintonia das pessoas que tirou a cabeça do Papai Noel e a colocou nos fogos de artifício que rasgarão os céus durante vários minutos com a chegada de 2012.

E já na manhã do dia 1º de janeiro o comércio começará a encher as vitrines com produtos de Carnaval pois os blocos e festas pré-carnavalescas começarão já a acontecer antes dos três dias de Momo. E já na quarta feira de cinzas ovos de chocolate brilharão sedutores convidando ao consumo e ao sabor. E assim sucessivamente chegará o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, o Dia dos Pais, Dia da Criança e todas as datas que o comércio festeja e das quais vive até que…de novo será Natal e nem percebemos.

Enquanto na Antiguidade o tempo era marcado pela semeadura e a colheita, e na Idade Média pelas festas religiosas, em nossa sociedade pós-moderna o tempo é marcado pelas datas estelares do consumo. E como é importante não deixar cair o ritmo, já que o consumo não pode perder a velocidade sob pena de perder o poder de sedução sobre as pessoas, a rapidez e a efemeridade são uma marca registrada de nosso modo de contar o tempo.

Vivemos apressadamente, pulando de uma etapa para outra, de uma festa para outra, de uma comemoração para outra. Não se celebra mais, comemora-se. Não se fazem mais ritos de passagem, mas sim saltos de mudança atropelados e sem preparação. Não se vive mais em profundidade, mas sim se é carregado pela vida que não deixa tempo sobretudo de pensar e refletir. Há que viver em ritmo de frenesi, de pressa, de sucessão vertiginosa, de emoções provocadas e rasas.

É típico ver os rostos das pessoas durante o tempo que precede o Natal: ansiosas, apressadas, cansadas, esgotadas. Reclamando da centena de compromissos, dos milhares de almoços de “confraternização”, dos “amigos ocultos” em profusão, dos festejos vazios e sem finalidade. Nada cala fundo, nada convida a uma reflexão, nada marca um momento e faz suavemente a passagem para o outro.

Para 2012 a coisa promete repetir-se. Já há contagem de quantos feriados ponte haverá, em que época cairá o carnaval e como será possível emendar os dias para torná-lo mais longo. Asim como a Semana Santa, que santa para muitos deixou de ser há longotempo, tornando-se apenas um feriado a mais onde se bebe, se come, se dorme em demasia para depois cair na mesma rotina sem transformação interior, sem conversão, sem passagem pascal da morte para a vida verdadeira.

E no entanto depende de nós. Depende de nós andar na contramão dessa corrente que nos arrasta inexoravelmente. Depende de nós fazer com que o ano novo seja diferente. Depende de nós viver intensamente e profundamente cada momento, não como um foguete que passa do qual só vemos a cauda, mas deixando-nos moldar e configurar por ele. Depende de nós sersenhores e não escravos do tempo que o calendário comercial nos determina. Depende de nós fazermos a pauta do Ano que começará em poucos dias.

Neste Novo Ano, vivamos a vida e não deixemos que a vida nos viva. Amemos as pessoas sem data marcada. Não só no dia fixado para homenageá-la. Beijemos nossas mães todos os dias e não apenas no segundo domingo de maio. Festejemos nossas crianças a todo minuto e a todo momento, e não apenas no dia 12 de outubro. Vivamos o carnaval com alegria, sim, que a alegria e a festa são coisas boa e humanizadoras. Mas vivamos também a Quaresma que nos preparapara a grande luz da Páscoa que nos diz que fomos feitos para a vida e nãopara a morte.

Demo-nos tempo que o tempo nos foi dado. Ao criar o mundo e criar-nos o Criador nos fez históricos e cronológicos. Se não vivemos nossa condição de ser históricos, se não refletimos sobre cada acontecimento, não poderemos aprender as lições da história e crescer com erros e acertos. Se tudo passa muito rápido por nós, como água pelo espalho, sem interiorização nem absorção, corremos o risco de passar correndo pela vida e ser surpreendidos pela morte que só nos mostrará no espelho da verdade o imenso vazio do não vivido.

O ano vem novo e cheio de promessas. É preciso vive-las e vê-las transformar-se em realizações. Ou ser adiadas na fé e na esperança. Curtir cada experiência e dela fazer aprendizado. Para que o ano continue novo, mesmo avançando em seus 365 dias. Pois na verdade…o que são 365 dias diante da eternidade? FELIZ ANO NOVO!

Autor: Maria Clara Bingemer

Fonte: Amai-vos



Os comentários estão desativados.