Vão casar? Já fizeram o curso de noivos?

Publicado em 01/03/2019 | Categoria: Notícias |

A importância do curso de noivos

O curso de noivos constitui um momento providencial e privilegiado para aqueles que se orientam para o sacramento do matrimônio, buscando levar o casal a refletir sobre a nova família que desejam iniciar e ainda ajuda no discernimento da vocação matrimonial.

O curso de noivos

O curso deseja despertar no casal a consciência da importância e do valor do sacramento, mostrar a responsabilidade na formação da família, e pensar no tipo de família que desejam formar, nos filhos que virão, na sua educação. Deixar clara a necessidade de diálogo, de compreensão, de fidelidade, de perdão, de se doar, ajudá-los a perceber a necessidade de uma família aberta, inserida na Igreja, na comunidade, na sociedade e no mundo.

Um desejo da Igreja, formar os casais

A Arquidiocese de Niterói, através de orientação dada pelo Arcebispo Dom José Francisco Rezende Dias e o Bispo Auxiliar Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, visando uma maior comunhão pastoral entre as paróquias da Arquidiocese, determina que a formação do curso de noivos obedecerá aos temas propostos no subsidio Guia de Preparação para a Vida Matrimonial, emitido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNPF, com 8 (oito) temas obrigatórios, e duração mínima de oito horas (uma hora para cada um). Os Temas: Amor Conjugal, Conhecimento de si mesmo e do outro, Diálogo, Sexualidade Humana, Planejamento Familiar, Sacramento do Matrimônio, Cerimonial do Religioso, Aspecto jurídico-canônico do Matrimônio.

Um curso orientado pela Igreja e pelos casais

O curso é preparado pelos membros da Pastoral Familiar das Paróquias, por casais convidados que já passaram pela mesma experiência, e também contamos com a participação dos instrutores do NUPLAFAM (Núcleo de Planejamento Familiar), para melhor tratar o planejamento familiar.  O curso acontece nas paróquias, preferencialmente, após o noivado ou no mínimo, seis meses antes da data do casamento, para permitir um tempo maior para conhecimento e amadurecimento. Não é necessário que o curso de noivos seja em um fim de semana, mas é preciso que se dedique um tempo mínimo para cada tema. OBS: O CURSO DE NOIVOS, em algumas Paróquias, é conhecido como PREPARAÇÃO PARA A VIDA MATRIMONIAL.

Fonte: Arquidiocese de Niterói