Cruz da Jornada Mundial da Juventude chega ao La Salle

Publicado em 05/07/2012 | Categoria: Notícias |

Símbolo da fé é acolhido com músicas, vídeos e preces por alunos, familiares e educadores reunidos no campo de grama.

Com músicas, vídeos e momentos especiais de preces envolvendo alunos, familiares e educadores reunidos no campo de grama, o La Salle Abel recebeu na noite desta quarta-feira, dia 4, a réplica da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude 2013. Conduzido pelo professor Leonardo Borba, coordenador do Serviço de Pastoral do colégio, o evento começou às 18h, com cerca de 100 alunos do 1º ao 6º ano Fundamental entrando no campo tendo nas mãos balões brancos para simbolizar a paz ao som de “Jesus Cristo”, de Roberto Carlos, cantada e tocada ao violão pelo professor Maurício Nogueira, de Ensino Religioso.

Clima da JMJ – Para dar o clima da Jornada, o professor Leonardo Borba lembrou que a Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985, Ano Internacional da Juventude, e desde então acontece a cada dois anos em um país diferente. A última delas foi em Madri, na Espanha, de onde a cruz original saiu ano passado e, depois de percorrer diversas nações, chegou recentemente ao Brasil, percorrendo agora cidades do Nordeste brasileiro.

Entrada da cruz

Em seguida, foram transmitidos vídeos motivacionais, como um do padre Zezinho e até o feito especialmente para a JMJ, que acontecerá em julho do próximo ano no Rio de Janeiro, reunindo milhares de jovens de todo o mundo. Depois, o momento mais esperado: a chegada da Cruz com três metros de altura, carregada por um grupo de 20 alunos da Pastoral da Juventude Lassalista (Pajula), representando os 3.300 estudantes do La Salle Abel.

Chegada de Nossa Senhora

Após a contemplação da Cruz e preces lidas pelos alunos Gabriel Firme (5º F), Sofia (5º C) e Amanda Magalhães (do 1º EM e integrante da Comunidade Estudantil do La Salle Abel), e pela mãe Rejane (da aluna Rebecca, do 5º A), seis dos 22 ex-alunos lassalistas que criaram em 2010 o grupo teatral Juca (Juventude, Cidadania e Ação) entraram no campo de grama coreografando a música “Padroeira”, da cantora Joanna, trazendo a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, carregada por Pedro Henrique Albuquerque, universitário de Geofísica da UFF. Tudo em meio a bolas de gás vermelhas em forma de coração simbolizando o amor. O rico momento de espiritualidade foi seguido da fala do Irmão Lauro Bohnenberger, vice-diretor da escola, que agradeceu a participação dos alunos e familiares no evento, ressaltando que a vida é feita de momentos de luz e também de cruz. “É na cruz que temos o nosso consolo, símbolo de fé e esperança e adotada por praticamente todas as religiões. Porque a religião é Cristo. O Cristo que nos ama e está sempre presente em nós, que envia cada um de nós para levar a boa nova ao mundo”. A celebração terminou com bênção da Cruz seguida do canto da música “Ser Lassalista” e da apresentação musical feita no próprio campo de grama por cinco alunos do EFII e do EM.

Trajeto da réplica – A Cruz Peregrina veio diretamente de Brasília, onde ficou nos últimos dias, por conta do Congresso Internacional da Rede Católica de Educação. Antes de seguir para a capital do país, a Cruz visitou todas as outras sete escolas católicas de Niterói, com o La Salle Abel abrigando o símbolo até 11 de agosto, dia da Caminhada das Escolas Católicas de Niterói. Outra ação planejada para dar o tom da JMJ à cidade, a Caminhada está saendo organizada pelas Pastorais das oito escolas católicas de Niterói: São Vicente de Paulo, Nossa Senhora das Mercês, Assunção, Salesiano, São José, Divina Providência, Sagrado Coração e, é claro, o La Salle Abel. A celebração desta quarta-feira foi a primeira das atividades preparadas pela equipe de Pastoral do La Salle Abel para celebrar a Cruz que permanecerá no térreo do prédio do Ensino Fundamental até a próxima segunda-feira, dia 9, quando começa a peregrinação pelas demais unidades do complexo educacional da Rede La Salle em Niterói.

Ceplas – No dia 9, a Cruz Peregrina chega ao Centro Educativo e de Promoção La Salle (Ceplas), obra social mantida há três anos pela Rede La Salle em Niterói, assistindo diariamente a 100 crianças de 3 a 5 anos no prédio anexo à Faculdade La Salle-RJ. Com atividades programadas pela Pastoral, a Cruz fica no Ceplas até dia 15, quando será guardada por conta do recesso escolar que termina em 30 de julho, dia em que chegará à Faculdade La Salle-RJ.

Faculdade – A Cruz fica na Faculdade La Salle-RJ de 30 de julho a 6 de agosto, quando segue para o prédio do Ensino Médio do La Salle Abel

Ensino Médio – O prédio do Ensino Médio do La Salle Abel abrigará a Cruz Peregrina de 6 a 9 de agosto, quando segue para o Centro Cultural La Salle.

Centro Cultural – A Cruz será recebida no Centro Cultural com celebração eucarística às 16h15m do dia 9, ali ficando até a manhã de 11 de agosto, seguindo direto para a Caminhada das Escolas Católicas.

A Caminhada – Com concentração às 8h30m do dia 11 de agosto na Rua Miguel de Frias, no trecho entre o Colégio São Vicente de Paulo e a Reitoria da Universidade Federal Fluminense, em Icaraí, a Caminhada acontece por toda a manhã na Praia de Icaraí. Visando preparar os corações para a JMJ, o evento contará com momentos de reflexão, animação, oração e dança.

Integração entre as Escolas Católicas

Para garantir a integração entre as escolas e ninguém fazer feio, os alunos do Colégio Nossa Senhora das Mercês prepararam um vídeo com a coreografia da música “O céu é o meu lugar”. Quem quiser ir ensaiando os primeiros passos pode conferir o vídeo no Youtube, no link http://goo.gl/ydKEz.

Fonte: Jeline Rocha

Colégio La Salle Abel