Corrida marca contagem regressiva de 1 ano para JMJ

Publicado em 22/06/2012 | Categoria: Notícias |

Falta exatamente um mês para o Bote Fé na Vida, uma iniciativa da Comissão para a Juventude da CNBB, que pretende evangelizar através do esporte. No dia 22 de julho, jovens de todo o país farão uma corrida de rua para iniciar a contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro.

De acordo com um dos organizadores do evento, o triatleta Diego Ciarrocchi, 29 anos, o esporte é um canal muito forte de evangelização, tanto direta quanto indiretamente, além de estar em alta.

“Esporte é algo que está na moda. A Copa do Mundo, as Olimpíadas, tudo vai acontecer aqui no Brasil […], o esporte atinge muitos jovens e a Igreja também precisa estar nesse meio, como forma de evangelização e também para ajudar as pessoas de uma forma diferente”, destacou.

Ciarrocchi enfatiza que aqueles que praticam alguma atividade esportiva também estão dizendo sim à vida. “É uma forma de você se amar, buscar qualidade de vida e se preocupar com as pessoas”, disse.

A corrida aconterá em todas as dioceses do Brasil e terá início simultaneamente às 8h. Os participantes podem fazer as inscrições antecipadamente em sua própria diocese, no valor de R$ 15,00. O dinheiro será destinado aos gastos com o evento.

Cerca de 60 dioceses já confimaram a realização da corrida. Algumas se uniram para promover um evento maior, outras, como no caso de Recife (PE), ampliaram a divulgação nas mídias sociais e estão conseguindo fazer uma competição com mais de mil pessoas.

“Estamos sentindo uma adesão muito grande, justamente por ser uma novidade. Os jovens estão gostando por ser uma coisa diferente”, destacou Ciarrocchi.

E por que uma corrida?

Segundo ele, é um esporte mais fácil de treinar e ser praticado, já que, para isso, basta um tênis e um short. Além de ser o segundo mais praticado no Brasil, atrás só do futebol, o que amplia o número de pessoas alcançadas pela proposta.

Poderão participar esportistas, jovens acima de 16 anos, famílias, padres e religiosos. No entanto, a organização pede que cada pessoa interessada procure fazer uma avaliação médica antes da corrida e procure treinar adequadamente. A quilometragem da prova irá variar entre 5 e 10km, de acordo com a realidade de cada diocese.

Os participantes receberão uma camiseta do Bote Fé na Vida, e aqueles que concluírem a prova, receberão uma medalha.

Para os próximos eventos, a ideia é trabalhar com outras modalidades, como campeonatos de vôlei e de futebol. Mas a proposta é que a corrida permaneça acontecendo anualmente, como um circuito do Bote Fé na Vida.

Fonte: Canção Nova