Construir pontes de diálogo e não muros de ressentimento

Publicado em 24/01/2014 | Categoria: Notícias |


pontes

“Humilhar-se é sempre fazer uma ponte. Sempre. E isto é ser cristão”.

Na homilia na missa desta manhã de sexta-feira na Casa de Santa Marta o Papa Francisco continuou a centrar a sua atenção sobre o conflito entre David e o Rei Saúl, no relato que nestes dias a liturgia nos tem proposto. David, perseguido por Saul, tem oportunidade de se vingar dele, matando-o. Mas respeita a sua dignidade e oferece-lhe mais uma oportunidade de reconciliação. David faz o caminho do diálogo para fazer a paz – afirmou o Papa Francisco: 

“Para dialogar é necessário mansidão, sem gritaria. É necessário também pensar que a outra pessoa tem qualquer coisa a mais do que eu e David pensava nisto: ‘Ele é o ungido do Senhor, é mais importante do que eu.’ Humildade, mansidão… Para dialogar, é necessário fazer aquilo que pedimos hoje na oração no início da Missa: fazer-se tudo a todos. Humildade, mansidão, fazer-se tudo a todos e também – embora não esteja escrito na Bíblia – todos sabemos que para fazer estas coisas é preciso engolir tantos sapos. Mas, temos que o fazer, porque a paz faz-se assim: com humildade, tentando ver sempre no outro a imagem de Deus.” 

“Humilhar-se é sempre fazer uma ponte. Sempre. E isto é ser cristão. Não é fácil. Jesus fê-lo: humilhou-se até ao fim, fez-nos ver o caminho. É necessário que não passe tanto tempo: quando há um problema, o mais depressa possível, no momento em que se possa fazer, depois de passada a tormenta, aproximar-se ao diálogo, porque o tempo faz crescer o muro, como faz crescer a erva má que impede o crescimento do grão. E quando os muros crescem é tão difícil a reconciliação: é tão difícil!” 

Não é um problema se, às vezes voam os pratos – na família, nas comunidades, nos bairros – afirmou o Papa Francisco – o importante é procurar a paz o mais depressa possível com uma palavra ou mesmo com um gesto. Segundo o Santo Padre é fundamental fazer pontes e não erguer muros como aquele que por tantos anos dividiu Berlim: 

“Eu tenho medo destes muros, destes muros que crescem cada dia e favorecem os ressentimentos. Também o ódio. Pensemos neste jovem David: poderia ter-se vingado perfeitamente, poderia feito desaparecer o rei mas ele escolheu o caminho do diálogo, com humildade, mansidão, doçura. Hoje podemos pedir a S. Francisco de Sales, Doutor da doçura, que dê a todos nós a graça de fazer pontes com os outros, nunca muros.” (RS)

 

Fonte: Rádio Vaticano



Os comentários estão desativados.

Matriz:
Endereço: Rua General Rondon, s/nº - Praça Dom Orione - São Francisco - Niterói- RJ

Capela Bom Pastor:
Endereço: Morro do Preventório – Charitas – Niterói - RJ

Capela Imaculado Coração de Maria:
Endereço: Av. Rui Barbosa, 690 - São Francisco - Niterói - RJ

Capela Nossa Sra. da Conceição da Várzea:
Endereço: Praça Nossa Sra. da Conceição, s/nº - Jurujuba - Niterói-RJ

Capela São Luís Orione:
Endereço: Rua Albino Pereira, 600 -Grota – Niterói - RJ

Capela São Pedro:
Endereço: Rua Carlos Ermelindo Marins, s/nº - Jurujuba- Niterói - RJ