Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas decidi enviar uma missão ao Iraque.

Publicado em 03/09/2014 | Categoria: Notícias |


D. Silvano Tomasi, representante da Santa Sé na Onu (Genebra), sobre violação de direitos humanos no Iraque


MP3

A Anistia Internacional denuncia que os extremistas jihadistas lançaram uma campanha de “limpeza étnica sistemática no norte do Iraque, tornando-se responsáveis por crimes de guerra” contra as minorias étnicas e religiosas. Diante desta situação, o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas decidiu esta semana enviar uma missão ao Iraque.

A propósito desta decisão, eis o que disse D. Silvano Maria Tomasi, observador permanente da Santa Sé junto da ONU em Genebra, na Suíça, entrevistado pela Rádio Vaticano:

“A comunidade internacional fala do dever de proteger os direitos fundamentais destas pessoas através daqueles meios que ela mesma adotou como Nações Unidas, Conselho de Segurança, Conselho de Direitos Humanos, e assim por diante. Concluiu-se aqui, em Genebra, a sessão especial do Conselho de Direitos Humanos sobre o Iraque. Por consenso, foi aprovada uma resolução que pede que seja enviada uma missão de investigação ao Iraque para documentar as violências perpetradas, de modo a poder levar os culpados a tribunal e não aceitar a impunidade, que poderia, depois, favorecer outros grupos a cometerem as mesmas atrocidades.” (RS)

Fonte: Rádio Vaticano



Os comentários estão desativados.