COMUNICADO – Retorno presencial das atividades paroquiais

Publicado em 29/06/2020 | Categoria: Avisos Notícias Slideshow Home |

Retificado em 5 de julho de 2020

Caríssimos fiéis,

É com muita alegria que comunicamos oficialmente que recebemos autorização da Arquidiocese de Niterói e da Prefeitura para retomarmos, gradualmente, nossas atividades paroquiais a partir de 1º de julho. Estaremos cumprindo todas as medidas de higienização para preservação da saúde de nossos fiéis.

Para evitar aglomeração e manter o distanciamento social, teremos mais um horário de missa aos domingos na matriz, às 7h30. Continuaremos com os horários das 9h30, 17h30 e 19h30. Cada celebração poderá ter apenas 120 pessoas. No total, serão 480 fiéis por domingo.

Para participar, será obrigatório a retirada de senhas, previamente, na secretaria paroquial. Cada fiel poderá pegar senha para até 4 pessoas, indicando o nome e sobrenome de cada uma delas. É válido relembrar que o horário de atendimento da secretaria é das 9h às 18h, de terça a sexta-feira, e das 9h às 14h, aos sábados. As senhas começarão a ser distribuídas a partir de quarta-feira, dia 1 de julho.

Só será permitida a entrada no espaço paroquial de pessoas com senha e usando máscara facial. Antes de entrar, todas as pessoas passarão pela medição da temperatura corporal. Para a saúde e bem-estar de todos, quem estiver com febre ou sem máscara, mesmo que tenha senha, não poderá participar da celebração. A máscara só deve ser retirada no momento da comunhão.

Para mantermos o afastamento social, nossos bancos estão com marcações, que deverão ser respeitadas por todos. Somente pessoas que moram na mesma casa podem sentar lado a lado nos bancos. As outras devem seguir as orientações de 1,5m de distância.

Continuaremos com as celebrações na Matriz de segunda a sábado, às 7h30 e às 19h.  Durante este período de readaptação não haverá missa na igrejinha histórica. As celebrações nas capelas também serão retomadas neste fim de semana nos dias e horários tradicionais. As regras de distanciamento social, uso de máscara e medição da temperatura valem também para as capelas e missas semanais. Mas não será necessário a retirada de senhas.

Apesar da abertura dos templos, a liberação do preceito de participar presencialmente das missas dominicais continua valendo para Igreja. Se você é do grupo de risco ou não se sente à vontade para voltar neste momento poderá continuar participando virtualmente das celebrações. A missa dominical das 9h30 será transmitida ao vivo pela página no Facebook da Paróquia e você poderá fazer sua comunhão espiritual. Se quiser participar presencialmente, dê preferência às missas semanais, que costumam ser mais vazias.

Sabemos que a saudade dos nossos irmãos de comunidade é grande, mas pedimos que após as celebrações não fiquemos conversando no espaço paroquial. É importante continuarmos mantendo as medidas de distanciamento social.

Em breve, vamos começar a agendar horários para atender confissões e direções espirituais. As pastorais e movimentos também poderão retomar as atividades no espaço paroquial em breve, seguindo as recomendações de saúde.

Desde já, agradecemos a compreensão e colaboração de todos.

Padres Magno, Rafael e Neuzivan.

29 de junho de 2020