Comunicação como processo de valorização da vida

Publicado em 21/07/2011 | Categoria: Notícias |


“Devemos pensar, de forma integrada, a vida com Deus, com o homem e com a natureza”, diz padre Josafá Siqueira.



Na manhã do ontem, 20, no 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que acontece  na PUC-Rio, houve o painel “Comunicação como processo de valorização da vida”, com os conferencistas: reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, padre Josafá Carlos de Siqueira; o professor do departamento de Comunicação Social da PUC-Rio e jornalista, André Trigueiro; professora do departamento de Teologia da PUC-Rio, Maria Clara Bingemer e o professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Joel Birman. O painel foi mediado pelo jornalista e assessor de imprensa da CNBB, padre Geraldo Martins.

O tema debatido pelo padre Josafá foi “Comunicação como processo de Valorização da Vida”. Ele fez uma análse progressiva do mundo, desde a criação, passando pelo período dos dinossauros, chegando ao período atual.

O padre pontuou vários temas como “Comunicação da vida e visão planetária”, “Comunicação e vida na perspectiva Cosmocêntrica”, “Comunicação da vida e postura antropológica”, “Comunicação de vida no diálogo intercultural e interreligioso”, “Comunicação de vida e afetividade” e “Comunicação de vida na perspectiva humana e espiritual”.

Segundo o padre Josafá, a comunicação ainda é muito voltada ao homem e menos ao transcendente. “Há dimensões que ultrapassam a nossa visão, a nossa compreensão, que é Deus. Devemos fortalecer esse contato com Cristo e esquecer um pouco o tecnológico. Além disso, devemos nos dar as mãos, nos unir, independente da cor, raça, sexo, temos que nos abrir ao diálogo, pois não há diálogo sem a presença das religiões. É fundamental a superação das pequenas barreiras e dos pequenos entraves entre as religiões”, considerou.

“A Comunicação não pode ser vista de forma racional, técnica, mas com uma visão mais ampla, integradora do mundo, aberta ao diálogo com todos. Saber ler a natureza também é importante, e nesse momento, como diz a Campanha da Fraternidade desse ano, a criação do Pai geme em dores de parto”, destacou o padre Josafá, falando a importância da Campanha da Fraternidade para a conscientização da preservação da natureza.


Teologia da Comunicação



A teóloga e professora, Maria Clara Bingemer, falou sobre a Teologia da Comunicação, uma área nova no ramo da Comunicação Social, segundo explicou. “Se a definição de Cristo é amor, devemos dizer que Deus é comunicação; e se teologia estuda o mistério de Deus, devemos dizer que é um mistério de amor e de comunicação”, exclamou Bingemer.

Maria Clara fez uma análise comunicacional da bíblia, demonstrando que é um livro “extremamente” comunicativo. “Deus se comunica por meio da bíblia. Em vários pontos dela se observam os anúncios de Cristo. Deus fala por meio dos Apóstolos e por Jesus aos seres humanos”.

Segundo Maria Clara, a história da Salvação é a história do ser humano, que está registrada na bíblia. “A salvação é experimentada pelo homem e só se sabe disso por meio da Palavra, que o homem ouve e que Deus comunica”.

Fonte: CNBB



Os comentários estão desativados.