Jovens Católicos: comunicação que transforma vidas

Publicado em 20/05/2012 | Categoria: Notícias |


 

Aproveitando o dia Mundial das Comunicações Sociais, a Pastoral de Comunicação (Pascom), da Paróquia São Francisco Xavier, convida os jovens para participar da nossa equipe, trazendo o espírito jovem de comunicar a Palavra de Deus pelas Redes Sociais.

 

 

   Clique aqui e saiba como entrar em contato com  a nossa equipe!

 

 

Seminário de Jovens Comunicadores se encerra com chamado ao testemunho da fé

 

 

Uma missa neste domingo (20/05) presidida pelo presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro, no Santuário Dom Bosco marcou o encerramento do Seminário para Jovens Comunicadores. Cerca de 200 jovens de todo o país participaram do evento, deste a última sexta-feira, em Brasília.

O seminário foi o resultado de uma parceria entre as comissões episcopais para a Juventude e Comunicação.

 

Neste domingo, os trabalhos começaram com uma partilha, coordenada pela assessora da Comissão para a Comunicação, Ir. Élide Fogolari. Os jovens destacaram um aspecto importante sobre o modo de comunicar a vida cristã no exercício profissional: o testemunho.

Tal aspecto foi ressaltado pelo padre Antonio Spadaro, que foi um dos assessores do Seminário. Ele afirmou que sentiu nos jovens brasileiros um profundo desejo de ajudar a Igreja na comunicação, e recomendou. “Estejam sempre com a cabeça, o coração e os olhos abertos. Evangelizamos melhor se escutamos as pessoas, o que elas pensam, assim como fez Jesus com no caminho de Emaús”. Ele também destacou que a caridade deve ser a marca da ação dos jovens comunicadores. “O importante é fazer poucas coisas, mas fazê-las bem”.

Em seguida, a Comissão para a Juventude apresentou as suas diversas atividades, como o projeto Jovens Conectados e os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro em 2013. Dom Eduardo enfatizou que tais iniciativas são exemplo da opção afetiva e efetiva da Igreja pelos jovens. “A Jornada não pode ser um evento de uma semana. Mas a movimentação pré e pós Jornada são muito importantes na formação de jovens apaixonados, verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo”.

 

 

 

Presidente do Pontifício Conselho para Comunicações fala aos jovens por videoconferência

 

Dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS), participou de uma videoconferência com dom Dimas Lara e dom Eduardo Pinheiro e tratou do papel da comunicação na evangelização durante a manhã do  sábado, 19 de maio, no Seminário de Jovens Comunicadores promovido pelas comissões de Juventude e Comunicação da CNBB.

O presidente do PCCS lembrou que o grande testemunho de comunicação que os jovens brasileiros são chamados a dar na próxima Jornada Muindial da Juventude a ser realizada em julho do ano que vem no Rio de Janeiro com a presença do papa Bento XVI é o testemunho do amor. “Que os jovens do mundo inteiro possam olhar para os brasileiros e dizer como se dizia dos primeiros cristâos: vejam como eles se amam”, frisou dom Celli.

A videoconferência funcionou com algumas limitações – em algum momento, dom Celli nao podia ouvir bem em Roma aquilo que se dizia em Brasília – e foi concluída com uma palavra de dom Eduardo com um apelo para que os bispos, padres e lideranças das comunidades ouçam mais a juventude. Na despedida, os jovens aplaudiram dom Celli que saudou, com especial vigor, a presença dos bispos brasileiros no Seminário.

O Seminário de Jovens comunicadores prossegue até  este domingo, 20 de maio, na hora do almoço.

Confira como foi a  a programação do sábado:

07h30 – Chegada

08h00 – Leitura Orante na ótica da comunicação – Ir. Rosana Pulga

08h45 – Comunicação e evangelização – Dom Claudio Maria Celli, presidente do PCCS (videoconferência)

Jovens católicos: comunicação que transforma vidas – Pe. Antonio Spadaro

10h50 – Intervalo

11h10 – Debate

12h00 – Almoço

14h00 – Geração Y : atrair, enquadar, reter ou só entender? – Prof. Elizabeth Saad

Igreja: antenada e conectada – Pe. Gildásio Mendes dos Santos

Jovem católico: mística do comunicador – Pe. Antonio Spadaro

15h50 – Intervalo

16h15 – Grupos de interatividade

17h15 – Plenário

18h30 – Celebração Eucarística – presidida por Dom Dimas Lara

20h00 – Jantar

21h00 – Apresentação de dança

 

 

 

Abertura  do Seminário

Cerca de 300 jovens de todo o país devem participar do Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, promovido pelas Comissões Episcopais de Comunicação e Juventude da CNBB. O evento será aberto na noite de hoje em Brasília, no colégio Maria Auxiliadora. Até o próximo domingo (20/05) vai debater a evangelização, juventude e novas mídias.

O tema do seminário é “Jovens católicos: comunicação que transforma vidas”.

A programação prevê, para este sábado, a participação do presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Cláudio Maria Celli. Por meio de videoconferência, ele vai falar sobre Comunicação e Evangelização. Também estarão participando o padre Antonio Spadaro, especialista em ciberteologia; a professora de jornalismo digital Elizabeth Saad, da Universidade de São Paulo; o padre Gildásio dos Santos, coordenador da Rede Salesiana de Comunicação; a irmã Rosana Pulga, especialista em Comunicação Social e co-fundadora do Centro de Estudos e Pastoral Bíblica da Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe (Cebipal-Celam).

Na solenidade de abertura esta noite, estarão presentes o Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner; o presidente da Comissão para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro; o presidente da Comissão para a Comunicação, Dom Dimas Lara Barbosa.

A seguir a programação do Seminário (sujeita a alterações):

18 DE MAIO – SEXTA-FEIRA

18h – Credenciamento, acolhida e jantar

20h – Solenidade de Abertura

20h30 – Apresentação cultural: teatro Canto das Írias

19 DE MAIO – SÁBADO

7h30 – Chegada

8h – Leitura Orante na ótica da comunicação (Jo 4, 1-30) – Ir. Rosana Pulga

8h45 – Comunicação e Evangelização – videoconferência com o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações, Dom Claudio Maria Celli

– Jovens católicos: comunicação que transforma vidas – Profº Dr. Pe. Antonio Spadaro

10h50 – Intervalo

11h10 – Debate – perguntas ao Padre Antonio Spadaro

12h00 – Almoço

14h00 – Geração Y: atrair, enquadrar, reter ou só entender? – Profª Drª Elisabeth Saad

– Igreja: antenada e conectada – Prof. Dr. Pe. Gildásio Mendes dos Santos

– Jovem Católico: mística do comunicador – Profº Dr. Pe. Antonio Spadaro, SJ

15h50 – Intervalo

16h15 – Grupos de interatividade

17h15 – Plenário

18h30 – Celebração Eucarística presidida por Dom Dimas Lara Barbosa

20h00 – Jantar

21h00 – Apresentação de dança

20 DE MAIO – DOMINGO

8h – Chegada

8h30 – Grupos de interatividade

9h30 – Partilha: Como comunicar a vida cristã no exercício de sua profissão?

10h30 – Intervalo

10h40 – Jovens Conectados e Plano Nacional de Evangelização – Dom Eduardo Pinheiro da Silva e Pe. Carlos Sávio da Costa Ribeiro

12h00 – Celebração Eucarística presidida por Dom Eduardo Pinheiro da Silva

13h30 – Almoço e encerramento

Fonte : CNBB



Os comentários estão desativados.