COL se reúne com os coordenadores de catequese do Vicariato Niterói

Publicado em 28/05/2012 | Categoria: Notícias |

“A catequese é o coração da Jornada Mundial da Juventude”. A definição do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), do Vaticano, abriu a primeira reunião do Setor de Preparação Pastoral, do Comitê Organizador Local (COL), da JMJ Rio2013, com os coordenadores paroquiais de catequese do Vicariato Niterói da Arquidiocese. O encontro, com cerca de 50 jovens, aconteceu no dia 2 de maio, no teatro do Centro Pastoral da Paróquia São Judas Tadeu, em Icaraí.

Responsável pelo setor do COL, padre Arnaldo Rodrigues, explicou a estrutura da catequese e deu uma tarefa aos coordenadores: identificar, dentro do território paroquial, os possíveis espaços onde os momentos de formação poderão ocorrer durante a jornada. A data limite para o envio do mapeamento ao comitê (pastoral@rio2013.com) foi o dia 10 de maio. De acordo com o sacerdote, serão mil pontos de catequese, espalhados pelo município do Rio de Janeiro, além de Niterói, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.

Animação, oração, pregação e perguntas dos peregrinos integram os momentos de catequese, que sempre serão encerrados com a Santa Missa. Simultaneamente, haverá confissões. Padre Arnaldo lembra que igrejas, capelas, colégios e clubes – que não comprometam a dignidade da celebração Eucarística – podem ser espaços escolhidos para as formações.

“Durante as catequeses, o jovem tem a oportunidade de estar perto do bispo catequista, tirar dúvidas e refletir sobre o tema da jornada. O idioma das catequeses vai ser o mesmo dos peregrinos hospedados na região onde elas ocorrerem, de modo que o tempo de deslocamento seja curto”, afirmou.

A JMJ 2013 será realizada de 23 a 28 de julho do próximo ano. As catequeses ocorrerão nos dias 24, 25 e 26 (quarta, quinta e sexta).

Fonte: Arquidiocese de niterói