Ciclo de debates sobre meio ambiente e ecologia

Publicado em 29/02/2012 | Categoria: Notícias |

O CAMINHO DO MEIO

Ciclo de debates no Baukurs Cultural trata assuntos ligados ao meio ambiente e à ecologia

Por que será que quando falamos em meio-ambiente e ecologia as pessoas se esquivam?

Por que é comum relacionarmos a defesa do meio-ambiente ao fanatismo?

De onde surgiu o termo pejorativo eco-chato?

Com o objetivo de desmistificar o tema ambiental para jovens, o Baukurs Cultural, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, realiza de março a ao final de maio de 2012 o ciclo de debates “O Caminho do Meio” em que cada encontro terá um ministrante. O espaço oferece 30 vagas com entrada franca para cada debate. Os encontros acontecerão sempre às 19h30m, sendo a primeira já no dia 13 de março com o tema “Favelas, periferias e a Rio+20: O que é? O que muda?”. É preciso fazer reserva antecipada pelo telefone (21) 2246-6242 ou pelo e-mail secretaria.bkc@baukurs.com.br.

Entre os nomes confirmados estão o coordenador de Meio Ambiente do Viva Rio, Tião Santos; o ambientalista Sérgio Ricardo; o diretor de biodiversidade e áreas protegidas do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea), André Ilha; o coordenador do programa Mensageiros da Água e consultor do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclavel (MNCR), André Abreu; a jornalista e colunista de Meio Ambiente, Kristina Michehelles; a antropóloga e diretora do Ibase, Moema Maria Marques de Miranda e, o engenheiro químico, Hildo Francisco Henz, diretor de projetos em energia renovável.

Defesa do Meio Ambiente

“Defender o meio-ambiente é, sem dúvida nenhuma, defender nossa sobrevivência. Disso todos sabem. Essas palestras visam melhorar e facilitar o entendimento do significado real dessa afirmação. Até que ponto estamos dispostos a modificar nossas pequenas condutas, nossos pequenos hábitos consumistas?”, analisa a diretora do Baukurs Cultural, Thea Schünemann de Miranda.

Com esse ciclo de debates, o Baukurs Cultural propõe esses encontros a fim de pensar questões que realmente façam a diferença no meio ambiente e convida a sociedade e pessoas com experiências diferentes no assunto a ajudar a ampliar a discussão, ao fornecerem outras referências, novos pontos de vista.

Programação de palestras do ciclo “O Caminho do Meio”

Dia 13/03_FAVELAS, PERIFERIAS E A RIO+20.   O QUE É, O QUE MUDA!

TIÃO SANTOS – é coordenador da área de Meio Ambiente do instituto Viva Rio. Eleito pelo artista plástico Vik Muniz “embaixador de Gramacho”, onde passou boa parte da vida como catador de material reciclável neste que é o maior aterro sanitário da América Latina. Tião Santos também é o protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”.

SÉRGIO RICARDO –  é ambientalista e fundador do Fórum de Meio Ambiente da Baía de Sepetiba.

CLAUDISON RODRIGUES – é economista. Coordenador dos Programas Educativo e de Divulgação Científica do Museu do Meio Ambiente (JBRJ/MMA).

JOCELINO PORTO é líder comunitário e articulador da participação de lideranças de favelas na Rio+20.

Dia 21/03_UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: TIPOS E IMPORTÂNCIA

ANDRÉ ILHA – Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA).

Dia 25/04_AS AGUAS DA RIO+20

ANDRÉ ABREU – é idealizador e coordenador do programa “Porteurs d’eau” (Mensageiros da Água) e atua desde 2011 como consultor do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclavel (MNCR)

Dia 08/05_”…E ASSIM SE PASSARAM 20 ANOS…!” JORNALISMO AMBIENTAL NA RIO-92  e  HOJE.

KRISTINA MICHAHELLES – é jornalista e tradutora, primeira editora do Caderno Ecologia do JB de 1991-1993.

Dia 16/05_CÚPULA DOS POVOS DA RIO+20. BRASIL JUSTIÇA SOCIAL E AMBIENTAL.

MOEMA MARIA MARQUES DE MIRANDA – é antropóloga, diretora do Ibase, participante do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial e do Comitê de Facilitação da Sociedade Civil para a Rio+20.

Dia 23/05_ENERGIAS LIMPAS E RENOVÁVEIS E ALTERNATIVAS PARA DESCARTE DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS.

HILDO FRANCISCO HENZ – é engenheiro químico, trabalhou na PETROBRAS por 27 anos. Foi presidente da REFAP S.A. Refinaria de petróleo (Sociedade da Petrobras e da REPSOL no RS) e diretor de projetos da BRENCO ENERGIA RENOVÁVEL.

Entrada Franca.

Capacidade: 30 vagas

Reservas: (21) 2530-4847 / 2246-6242.

Site: www.baukurscultural.com.br ou pelo e-mail secretaria.bkc@baukurs.com.br

Baukurs Cultural – Rua Goethe, 15, Botafogo.

Datas das palestras :  (13 e 21.03/ 25.04/ 08, 16 e 23.05).

Horário: 19h30m