Celebração Eucarística da Crisma

Publicado em 01/12/2012 | Categoria: Destaques Editorial |


Dentro das comemoraçãos do dia do Padroeiro, São Francisco Xavier, ontem, dia 30 de novembro, foi realizada na Igreja Matriz, a Celebração Eucarística da Crisma, presidida pelo Dom José Francisco Rezende Dias, Bispo de Niterói, onde foram crismadas 32 pessoas, entre adultos e adolescentes, da Matriz e Capelas, da Paróquia São Francisco Xavier.

                


Dom José Francisco iniciou a missa expressando a alegria de estar presidindo a celebração do Crisma, em sua primeira visita à Matriz de São Francisco Xavier, cumprimentanto o Pe. Josumar, os Diáconos, Eduardo e Sérgio,os crismandos, as catequistas e toda a comunidade.

 

 

 

 

 

Homilia

Iniciou sua Homilia citando uma passagem bíblica, Segui-me e farei de vós pescadores de homens” e acrescentou que celebrar o Crisma é assumir a maturidade cristã, é fazer a opção por viver intensamente a vida cristã.

Dom Francisco falou das diversas propostas que o mundo de hoje apresenta , que são contrárias aos propósitos que Jesus Cristo tem para todos nós:

A proposta do individualismo – não se importa mais com o outro.

Mas Jesus Cristo – traz como proposta a comunhão, da vida em comunidade;

A proposta da busca do prazer pelo prazer – onde se é feliz quando se busca a felicidade na bebida, nas drogas, no sexo.

Mas Jesus Cristo propõe que somos felizes quando nos doamos aos outros;

A proposta do consumismo – quanto mais consumir mais ”feliz”.

Mas Jesus Cristo fala que somos feliz quando consumimos a palavra e a colocamos em prática.

Dom Francisco, que assim como Pedro e André, que eram pescadores e estavam a beira mar quando Jesus passa e lhes diz que irá transformá-los em pescadores de homens, e eles tornaram-se evangelizadores, aconteceu também com vocês crismandos, ouviram o chamado de Jesus e estão aqui hoje.

Assim é a vida, quantas vezes Jesus Cristo passa por nossa vida, não importa onde estejamos , ele nos convida a segui-lo.

O nome André significa maduro. E assim é quem escolhe seguir a Jesus Cristo, amadurece. André foi verdadeiramente evangelizador, assim como os catequistas que prepararam vocês aqui na Matriz de São Francisco Xavier.

É importante reconhecer Jesus Cristo em nosso caminho e Ele sempre pede nossa resposta generosa assim como Pedro, André e João, para seguir como evangelizadores.

Dom José Francisco segue explicando o ritual do Crisma

 

Vocês receberão o Espírito Santo assim como a luz como força para iluminar o caminhos dos outros e o fogo para transformar. O rito do Crisma é simples e muito significativo.

Os catequistas acenderão o Sírio Pascal para que vocês acendam a sua vela, que simboliza a luz de cada um de vocês, renovando o compromisso do batismo e da fé.

A imposição das mãos em vocês simbolizam os 7 dons do Espírito Santo para cada um . O óleo que colocarei em sua testa pronunciando o seu nome, como sua identificação diante de Deus e você dirá o sim. Neste momento o padrinho, ou madrinha colocará a mão direita em seu ombro para que lhe dê a proteção, o exemplo, a alimentação de sua fé e que você poderá contar sempre com ele/ela e até, se precisar, brincou : “dar um puxão de orelha”.

Fé madura

 

 

A maturidade na fé significa seguir a vida testemunhando Jesus Cristo onde quer que você esteja, seja no colégio, na família, no ambiente de trabalho, acolhendo o dom do Espírito e seguindo os dons de Deus.

O bispo, dom José terminou a homilia contando uma historinha:

 

Um menino morava numa zona rural e gostava muito de pássaros, conhecia o ninho de cada pássaro.

No alto da montanha morava um velho sábio e o menino resolveu levar uma pergunta para que o sábio errasse.

Então o menino resolveu levar um filhote de pássaro e iria lhe perguntar se o pássaro estava vivo ou morto. Se respondesse vivo, ele apertaria e o pássaro morreria, e se dissesse que estava morto, ele mostraria que estava vivo.

Então subiu a montanha e perguntou ao sábio:

– Adivinha o que tenho na mão?

– Um filhote de pássaro, respondeu o sábio.

– Ele está vivo ou morto?

– Depende de você, se você apertar ele morrerá e se abrir a mão ele estará vivo e irá se soltar.

Assim é a vida, a escolha é sempre sua, se você se fechar , se fechará para o mundo, mas se escolher abrir para receber os dons do espírito, todo o mundo estará aberto para você.

Neste momento, foi tocada e cantada a música “ Deixe a luz do céu entrar”.

 

 

 

Agradecimento do Pe. Josumar

 

Pe. Josumar agradeceu a Dom José Francisco por presidir esta celebração e falou que Dom Alano, dizia que eu era seu Pároco pelo fato dele residir neste bairro.

O Pároco agradeceu também a tosos catequistas pelo empenho e espiritualidade e desejou aos crismados uma vida missão nova, com o impulso do Espírito Santo.


 

Crismandos falam do sentimento de receber o sacramento

 

 

Escolhi ser crismada porque quero continuar o caminho que meus pais prepararam para mim, e seguir o caminho que fui chamada, falou emocionada . Jéssica Vieira, da Capela do Sagrado Coração de Maria.

Inédito – é uma história longa, sempre tive madrinha de crisma mas era somente de coração porque não fui crismada. Agora fui escolhida para ser madrinha de um aluno, então escolhi me crismar para em seguida crismar meu aluno na mesma cerimônia. Lourdes Pantaleão

Somente vir a missa aos domingos estava sendo pouco para mim, precisava de algo mais por isso escolhi ser crismada. Aprendi muito, foi muito além de minha expectativa. Pensava que sabia muito, descobri que ainda tinha muito o que aprender.

Agora quero persistir…orai e vigiai. Quero passar adiante, evangelizar, principalmente para os jovens que estão por aí sem Deus, sem espiritualidade. Quero dar meu testemunho que a fé nos ajuda a superar os desafios da vida. Como a vivência que tive enquanto me preparava para ser crismada meu pai faleceu, e foi a minha fé e o grupo de estudo que me ajudou a viver este momento difícil. Rovane Marcolini Machado.

A alegria do dia de hoje é imensurável, é um sentimento difícil de descrever com palavras.

Nossa fé amadurecida, o crisma, nos dá a certeza que Deus está em nós. Nos dá uma serenidade no sentido de que Deus Pai, Deus Filho – Jesus Cristo e Deus Espírito Santo estarão a frente de toda a direção de nossa vida. No momento do Sacramento da Confirmação, Sacramento do Crisma, realmente fui ungida pelo Espírito Santo de Deus. Iara Monteiro Soares.

            

         


 

 

A celebração terminou com a benção do Bispo Dom José Francisco, que convidou todos os crismando para uma foto com ele no altar, o que foi motivo de muita alegria para todos.

 

 

 

 

 

A festa de São Francisco Xavier continua, veja a programação:

 

 

DIA 01 DE DEZEMBRO

Celebração Eucarística festiva na Igreja Matriz de São Francisco Xavier.

Em seguida coquetel com Apresentação Musical de Padre Jô e convidados, na Creche Dom Orione.

DIA 02 DE DEZEMBRO

9h30m – Solene Celebração Eucarística às 9h30m, na Matriz. Logo depois da missa, os paroquianos sairão em carreata pelas ruas do bairro de São Francisco.

Benção

Pedimos que os moradores das ruas Timbiras, Tocantins, Taubaté e Rui Barbosa e das comunidades Charitas, Várzea e Jurujuba enfeitem suas casas ou preparem um pequeno altar para acolher a benção do santo padroeiro.

DIA 03 DE DEZEMBRO – DIA DO PADROEIRO:

19 horas – Solene Celebração Eucarística em honra de São Francisco Xavier, com a participação de todos os agentes de pastoral.

Veja a galeria de fotos da Celebração



Uma resposta para “Celebração Eucarística da Crisma”

  1. Maria de Lourdes Pantaleão disse:

    Parabéns para a equipe de comunicação da Paroquia,amatéria ficou otima e estou orgulhosa de fazer parte desta festa.