Catecumenato – Celebração da Eleição da turma de 2011

Publicado em 01/03/2012 | Categoria: Notícias |

Teve início no último domingo, 26, dentro da proposta da IViC  (Iniciação à Vida Cristã),  um rito especial na liturgia da  Missa  das 19h30m,  para os catecúmenos.

Este rito, que também acontecerá nos próximos domingos, 11, 18 e 25 de março, conclui o catecumenato e o candidato passa à categoria de eleito ou iluminado (tempo da purificação e eleição).

Ressaltando a importância deste momento, os catequizandos foram acolhidos pela comunidade.

Após a homilia, seguiu o rito da eleição e os catequistas, confiantes na graça divina e ajudados pela oração e exemplo da comunidade, pediram  ao Pároco, Pe. Josumar, que, depois da preparação necessária e da celebração dos escrutínios, lhes seja permitido participar da celebração dos sacramentos.

Em seguida os candidatos se aproximaram do presbítero e os catequistas, que acompanharam todo o processo, testemunharam que eles ouviram a Palavra, estão vivendo na presença de Deus, de acordo com os ensinamentos, e estão participando da vida e da oração da comunidade.

Exame e petição dos candidatos

Depois de ouvir este testemunho e confiando em seu parecer, o Pároco, se dirigiu aos catequizandos,  e falou  que a  Igreja, em nome de Cristo, chama-os para os sacramentos pascais.

Nesta hora foram  apresentadas perguntas para os catequizandos que foram respondidas com um sincero Queremos.

• vocês querem receber os sacramentos na próxima missa do tempo pascal?

• Querem prosseguir fiéis à santa Igreja, continuando a frequentar a catequese, participando da vida da comunidade?

Admissão e Eleição

Foram apresentados os nomes e declarado que estavam eleitos para completarem a iniciação nos sagrados mistérios na próxima Missa do tempo pascal.

O Pe. Josumar  falou aos eleitos que Deus é sempre fiel ao seu chamado e nunca lhes negará a sua ajuda:

vocês devem se esforçar para serem fiéis a Ele e realizarem plenamente o significado desta eleição.

Pedido aos catequistas e introdutores

Depois, dirigindo-se aos catequistas e introdutores exortou- os com palavras semelhantes:

– estes candidatos de quem vocês deram testemunhos foram confiados a vocês no Senhor. Acompanhem-nos com o auxílio e o exemplo fraterno até os sacramentos da vida divina.

Oração final

Pai amado e Todo-Poderoso, vós quereis restaurar todas as coisas no Cristo e atraís toda a humanidade para ele. Guiai estes eleitos da vossa Igreja e concedei que, fieis à sua vocação, possam integrar-se no Reino de vosso amado Filho e ser assinalados com o dom do Espírito Santo. Por Cristo, nosso Senhor.

Prezados eleitos também vós queridos fieis desta comunidade de fé, vamos em paz e que o Senhor Jesus nos acompanhe.