Cardeal Rylko celebra missa pelos 447 anos do Rio e participa de reunião no Governo

Publicado em 01/03/2012 | Categoria: Notícias |

Uma bênção e oração aos pés do Cristo Redentor pelo Rio de Janeiro e por todos os jovens que virão para a cidade maravilhosa em julho de 2013 para participar da Jornada Mundial da Juventude. Assim o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), Cardeal Stanislaw Rylko, celebrou na manhã desta quinta-feira, 1º de março, no Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor do Corcovado, o aniversário da cidade.

“Estou onde bate o coração dessa grande e maravilhosa cidade. Rezamos pelas intenções do Santo Padre Bento XI e pela próxima JMJ no Rio de Janeiro, em 2013 para que produza abençoados frutos nas vidas dos jovens do Brasil e do mundo inteiro”, disse Dom Rylko.

O cardeal presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, pelos bispos auxiliares Dom Paulo Cezar e Dom Antonio Augusto Dias Duarte, pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro, pelos sacerdotes responsáveis pelos setores do Comitê Local e da comissão da CNBB.

No início da celebração, Dom Rylko e Dom Orani parabenizam a população do Rio de Janeiro, representada pelas autoridades públicas, pelos 447 anos de sua fundação.

Ele recordou que por ocasião das JMJs a Igreja revela ao mundo o seu rosto jovem e cheio de alegria e impulso missionário, ressaltando que, para o Papa Bento XVI, elas são uma cascata de luz e de esperança.

Leia aqui a Homilia da Missa no Santuário Cristo Redentor do Corcovado

Palácio Guanabara

“Se Deus é brasileiro, o Papa é carioca”. O Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), pode não conhecer a célebre frase de João Paulo II em sua visita ao Rio de Janeiro em 1997, mas, com certeza, algo parecido deve ter passado pela cabeça dele hoje ao contemplar a beleza da cidade do Rio de Janeiro do alto do Corcovado e, mais ainda, ao receber a camisa da seleção brasileira, grafada com o nome dele, no Palácio Guanabara.

O presente foi dado ao Cardeal, e também ao arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta, pela Secretária Estadual de Esporte e Lazer, Márcia Lins, durante a reunião dos Comitês Organizadores Central e Local da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) com os representantes das Comissões da Prefeitura, Governo do Estado, Governo Federal, Assembléia Legislativa e Câmara Municipal, instituídas para cuidar dos preparativos da cidade para a JMJ Rio2013.

Durante o encontro, as comissões apresentaram um balanço dos trabalhos que estão sendo realizados nas mais diversas áreas (logística, transporte, segurança) para garantir que a JMJ Rio2013 seja a maior de todos os tempos. O Cardeal elogiou a cooperação e o emprenho dos órgãos públicos em prol da Jornada.

Ele afirmou que cada jovem que vier ao Rio deve retornar à sua casa com a alegria de uma vida renovada pela experiência com o amor de Cristo.

Coletiva

O Cardeal Rylko e os demais membros do PCL encerram sua visita ao Rio nesta sexta-feira, dia 2. Na programação deste último dia, haverá uma coletiva de imprensa na sede do Comitê Local da JMJ Rio2013, no edifício João Paulo II, na Glória. Na ocasião, ele e o arcebispo do Rio farão um balanço destes cinco dias de visitas e responderão às duvidas sobre a JMJ Rio2013.

Após a coletiva, eles irão almoçar com o prefeito Eduardo Paes, no Palácio da Cidade. O Cardeal retorna à Roma no final da tarde desta sexta.

Fonte:Assessoria de Imprensa JMJ Rio2013