Caravana da UNE chega ao Rio de Janeiro com debates, cinema e show

Publicado em 09/05/2012 | Categoria: Notícias |


Na estrada desde 28 de março, projeto “UNE Brasil+10” chega à capital do Rio de Janeiro no dia 11 maio (sexta-feira) com atividades no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A Caravana já passou por Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Belo Horizonte e Salvador.

A União Nacional dos Estudantes (UNE), personagem de todos os acontecimentos centrais da história brasileira desde o último século, quer saber qual será o futuro do país dentro dos próximos 10 anos. Para isso, levando suas principais lutas e mobilizações, seus principais temas e debates para universidades de todas as regiões do país, os estudantes estão promovendo a CARAVANA UNE BRASIL+10, que chega ao Rio de Janeiro no dia 11 maio, com atividades na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Entre os destaques está o Aulão +10, no qual figuras públicas de destaque nacional ministram palestras sobre o Brasil hoje e daqui pra frente. A programação no Rio de Janeiro contará com a participação de vários, intelectuais, lideranças estudantis e parlamentares. Haverá também a exibição do filme “O afeto que se encerra em nosso peito juvenil”, do premiado diretor Sílvio Tendler, e apresentações com o ponto de cultura Omôaro, Grupo Treme Terra Esculturas Sonoras e Roda de Samba com Ponto de Cultura o Som das Comunidades.

LUTAS DA UNE EM 2012

Para celebrar os seus 75 anos de vida, a CARAVANA UNE BRASIL+10 espera sintonizar os estudantes de diferentes lugares com as principais pautas do movimento estudantil nacional atualmente. São lutas que podem definir o Brasil na próxima década, como o investimento de, pelo menos, 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal exclusivamente na área da educação brasileira; as mudanças na política econômica do país, o fim dos juros altos e dos cortes em educação; a aprovação e regulamentação, em caráter federal, da meia-entrada para estudantes em todo o território nacional; a aprovação do Estatuto da Juventude e a afirmação de políticas de desenvolvimento coerentes com o meio ambiente e a sustentabilidade.

SOBRE A “CARAVANA UNE BRASIL+10”

A Caravana UNE Brasil+10, quinta iniciativa de circulação nacional da UNE em seus 75 anos de vida, é co-realizada pelo Circuito Universitário de Cultura e Arte da entidade (CUCA da UNE) e está percorrendo 24 universidades, em 12 estados (Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo).

Imaginando o Brasil possível em 2022, quando se completam 200 anos da Independência Nacional e 100 anos da Semana de Arte Moderna, a UNE leva uma maratona de atividades com grandes pensadores, cientistas, artistas, políticos e militantes do movimento social para debater e construir, junto aos estudantes, idéias e soluções para a próxima década. A Caravana deverá atingir um público total de 50 mil estudantes e se divide em quatro eixos fundamentais: educação, desenvolvimento, justiça social e justiça ambiental.

Entre os principais objetivos da Caravana está a produção de um diagnóstico participativo, junto a jovens de diferentes estados e realidades, que possa contribuir no debate e formulação de políticas públicas, ações do movimento social ou do terceiro setor para o desenvolvimento do Brasil nos próximos dez anos. Além disso, o resultado servirá de base para o Projeto “UNE Brasil Cidades 2012”, uma plataforma de reivindicações do movimento estudantil brasileiro a ser entregue para os candidatos a prefeito nas eleições do segundo semestre.

ROTEIRO DA CARAVANA NO RIO

11/05 – Rio de Janeiro (RJ): UFRJ

12/05 – Rio de Janeiro (RJ): Universidade Gama Filho (UGF)

PROGRAMAÇÃO

 

11 de maio – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

11h30m – Cortejo Caravana UNE Brasil+10 com poesia ritmada, MC Durango Kid e Convidados

Local: Pátio Central das Letras

12h – Aulão Brasil+10 – Discussão sobre o desenvolvimento do Brasil nos próximos 10 anos

Local: Auditório G1 da Letras

15h – Cinema: “O Afeto que se encerra em nosso peito juvenil”, de Silvio Tendler

O filme conta a história da UNE e do movimento estudantil

Local: Auditório G1 da Letras

16h – Reunião do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE

Tema: Cultura em rede – Conexões culturais no Brasil

Local: Auditório G1 da Letras

17h – Encerramento da Caravana UNE Brasil+10 com ponto de cultura Omôaro, Grupo Treme Terra Esculturas Sonoras e Roda de Samba com Ponto de Cultura o Som das Comunidades

Local: Praça dos Poetas

Fonte: Assessoria de imprensa UNE

Rafael Minoro

imprensa@une.org.br

www.une.org.br

twitter.com/_une

facebook.com/unepelobrasil

youtube.com/uneoficial

flickr.com/_une

 

 



Os comentários estão desativados.