Formação – CF 2012

Publicado em 12/02/2012 | Categoria: Notícias |




A Paróquia São Francisco Xavier, promoveu no sábado, dia 11, uma manhã de formação  para a Campanha da Fraternidade 2012, que este ano tem como:


tema “Fraternidade e Saúde Pública”  e  o lema: Que a saúde se difunda sobre a terra.




Membros da Pastotal da Promoção da Saúde

Coordenação


A formação foi coordenada pela Pastoral da Promoção da Saúde, que teve como objetivo principal, viabilizar e pensar a CF 2012, vendo e julgando e agindo, como se Jesus estivesse vivendo na Comunidade de São Francisco Xavier.



A reunião- formação começou com todos os participantes fazendo a oração da CF 2012



Senhor Deus de amor,

Pai de bondade,

nós vos louvamos e agradecemos

pelo dom da vida,

pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,

em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos

e de todos os sofredores,

sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.

Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão

se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,

e que a saúde se difunda sobre a terra.

Amém.


Dra. Ivany Martins, agradecendo o espírito de parceria das pastorais

Agradecimentos


A  coordenadora da Pastoral de Promoção da Saúde, Dra. Ivany Martins, iniciou a reunião agradecendo  a grande ajuda de várias pessoas, para que a formação acontecesse, mas, em especial, da coordenadora da Iniciação à Vida Cristã, Marisa Lisboa, cedendo o material apresentado e ao Ronaldo Bissoli, que apoiou de várias formas, inclusive  animando a formação, tocando o hino da CF 2012.





Vídeo do Hino da CF 2012.

Letra do Hino




A dra. Leila Hansen, explica o significado do cartaz da CF 2012

O cartaz



Atualiza o encontro do Bom Samaritano com o doente que necessita de cuidado (Lc 10,29-37). A mão do profissional da saúde, segurando as mãos da pessoa doente, afasta a cultura da morte e visibiliza a acolhida entre irmãos (o próximo). A Igreja como mãe, em sua samaritanidade, aproxima-se e cuida dos doentes, dos fracos, dos feridos, de todos que se encontram à margem do caminho.

O profissional de pé, o enfermo sentado, olhos nos olhos, lembram o compromisso e a dedicação do profissional da saúde, no processo de cura do paciente, e a confiança do doente naquele que o acolhe e cuida. A acolhida e o cuidado aliviam a dor, estabelecem uma relação de confiança decisiva para a cura e superação das barreiras sociais.

A cruz, que sustenta e ilumina o sentido do cartaz, recorda a salvação que Jesus Cristo nos conquistou. Ela ilumina a vida humana, a morte, as dores, o sofrimento das pessoas sem assistência de saúde. No entanto, é ela também que ilumina o encontro entre o profissional da saúde e o doente, pois aponta para a esperança da transformação completa: um novo céu e uma nova terra.

A alegria do encontro retratado no cartaz recorda aos profissionais da saúde que foram escolhidos para atualizarem a atitude do Bom Samaritano em relação aos enfermos. Mobiliza os gestores do sistema de saúde a se empenharem para possibilitar atendimento digno e saúde para todos. Que a saúde se difunda sobre a terra.





Qualificação


Durante a apresentação do material da CF, ficou clara a necessidade de qualificar os agentes de pastorais, movimentos e comunidades, para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos que são direcionados para a saúde.






O Debate

Os participantes foram divididos em três grupos para debaterem e criarem ações concretas para trabalharem ao longo do ano na Paróquia São Francisco Xavier.









Pe. Josumar: necessidade de gesto concreto


Ações para partir para o Gesto Concreto


O Pe. Josumar dos Santos, enfatizou para os grupos de estudo do tema e lema da CF 2012, da necessidade deles saírem da reunião com gestos concretos e de elegerem representantes da Paróquia para ficarem à  frente dessas ações.






Paróquia em Ação


Ações definidas na formação da CF 2012 da Paróquia São Francisco Xavier



1- Como cidadãos, cobrar dos representantes políticos uma melhor gestão – formar um grupo de acompanhamento dos conselhos municipais de saúde, audiências e dentro da própria Igreja.


2– Agir em PROMOÇÃO DE SAÚDE E PREVENÇÃO, através de palestras, ações e encontros da Pastoral de Promoção de Saúde com Cristo com as Pastorais Sociais, para assim podermos agir nas comunidades necessitadas, conscientizando e levando cidadania.


Pedimos ao Espírito Santo que ilumine a caminhada dos representantes da nossa Paróquia nesta missão.

Veja mais fotos da manhã de formação CF 2012



2 respostas para “Formação – CF 2012”

  1. […] Veja como as pastorais, movimentos de nossa paróquia e as comunidades, se prepararam, recebendo for… […]

  2. […] Paróquia São Francisco Xavier, promoveu no sábado, dia 11 de fevereiro, uma manhã de formação para a Campanha da Fraternidade 2012, com o tema “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema: Que a saúde se difunda sobre a […]