Bento XVI expressa pesar pela morte do Cardeal Martini

Publicado em 31/08/2012 | Categoria: Notícias |

O Papa Bento XVI escreveu um telegrama ao arcebispo de Milão, Cardeal Angelo Scola, expressando seu pesar pela morte do Cardeal Carlo Maria Martini, falecido nesta sexta-feira, 31.

Na mensagem, o Pontífice lembrou o intenso trabalho apostólico do Cardeal Martini, bem como a competência e o fervor de seu serviço prestado à Palavra de Deus. Veja abaixo a íntegra da mensagem:

“Tendo recebido com tristeza a notícia da morte do Cardeal Carlo Maria Martini depois de uma longa enfermidade, que ele viveu com uma alma tranquila e com abandono confiante à vontade do Senhor, desejo expressar para o senhor e toda a comunidade diocesana, assim como para a família do Cardeal, minha parte profunda em sua tristeza, recordando com carinho esse querido irmão que serviu ao Evangelho e à Igreja tão generosamente. Eu relembro com gratidão o intenso e profuso trabalho apostólico desse zeloso religioso filho espiritual de Santo Inácio, experiente docente, respeitável biblista e apreciado reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana e do Pontifício Instituto Bíblico e, depois, solícito e sábio dirigente da arquidiocese ambrosiana. Também penso no competente e fervoroso serviço prestado à Palavra de Deus, sempre abrindo a comunidade eclesial os tesouros das Sagradas Escrituras, especialmente por meio da promoção da Lectio Divina. Eu levanto fervorosas orações ao Senhor que, por meio da intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Ele vá receber Seu servo fiel e pastor digno para a Jerusalém celeste; e sobre todos aqueles que lamentam sua morte, eu cordialmente imponho o conforto da minha Benção Apostólica”.

Morre o Cardeal Carlo Maria Martini

O Cardeal Carlo Maria Martini faleceu nesta sexta-feira, 31, aos 85 anos. Ele sofria com o Mal de Parkinson e encontrava-se internado na enfermaria do Aloisianum, no Instituto Universitário de Estudos Filosóficos da Companhia de Jesus, na província italiana de Varese.

As suas condições de saúde haviam piorado inesperadamente na noite desta quinta-feira, 30, e o Papa Bento XVI, imediatamente informado, se recolheu em oração. O corpo do Cardeal Martini chegará à Catedral de Milão neste sábado, 1º, às 12h, e será sepultado no dia 3 de setembro, segunda-feira, após a missa exequial, celebrada às 16h.

Cardeal Martini entrou na Companhia de Jesus com apenas 17 anos e ordenado sacerdote aos 25. Ele foi reitor do Pontifício Instituto Bíblico e, depois, da Pontifícia Universidade Gregoriana, antes de tornar-se arcebispo de Milão, em 1980, guiando a arquidiocese até 2002.

Dentre as suas iniciativas mais importantes, destacam-se a introdução, na arquidiocese, da “Escola da Palavra”, para fazer com que os leigos se aproximassem da Sagrada Escritura com o método da Lectio divina. Ele também introduziu a “Cátedra daqueles que não creem”, promovendo uma série de encontros dirigidos a pessoas em busca da verdade. Após um longo período na Terra Santa retornou à Itália em 2008, para cuidar da sua saúde.

Com o falecimento do Cardeal Martini, o Colégio cardinalício fica agora composto por 206 purpurados, dos quais, 118 eleitores e 88 não eleitores. Os cardeais jesuítas são agora 6, dos quais, 2 eleitores.

Fonte: Rádio Vaticano/ Canção Nova

Matriz:
Endereço: Rua General Rondon, s/nº - Praça Dom Orione - São Francisco - Niterói- RJ

Capela Bom Pastor:
Endereço: Morro do Preventório – Charitas – Niterói - RJ

Capela Imaculado Coração de Maria:
Endereço: Av. Rui Barbosa, 690 - São Francisco - Niterói - RJ

Capela Nossa Sra. da Conceição da Várzea:
Endereço: Praça Nossa Sra. da Conceição, s/nº - Jurujuba - Niterói-RJ

Capela São Luís Orione: